Conheça as tendências da arquitetura e do design para 2023

Por Susana Clark Fiuza

susanaclarkfiuza@ootimista.com.br

Em 2023, a casa deve continuar a representar um lugar de acolhimento e, por isso, seguiremos apresentando tendências nessas primeiras semanas do ano! A cada ano surgem novas tendências na arquitetura e decoração que influenciam muitos outros campos artísticos, como a moda e o design. Este ano, pude acompanhar de perto e observar os lançamentos das tendências em três exposições muito importantes para o nosso segmento: CasaCor Minas, Rio e São Paulo.

Elementos naturais

Seguindo a tendência de se conectar com a natureza, a utilização de elementos naturais busca trazer o bem-estar físico e mental para o design. O uso de plantas e de elementos que remetem à madeira são uma grande aposta para ambientes internos, principalmente em cômodos de descanso, como salas de estar e quartos.

O aproveitamento da iluminação natural também é uma tendência para o próximo ano, trazendo ambientes arejados e abertos, com janelas amplas e que permitam a entrada de luz natural e em grande quantidade.

Experiência sensorial 

A CasaCor apostou em elementos que vão muito além da beleza e da estética, mas que buscaram oferecer verdadeiras experiências a quem visitou as mostras. Diferentes texturas, sons, cheiros, variedade de iluminação e outros elementos fizeram toda a diferença nos ambientes e, com certeza, serão boas tendências em 2023 e nos próximos anos!

Mobiliário orgânico

A proximidade com a natureza também influenciou todo o mobiliário das mostras. O design curvado já foi tendência nas décadas de 60 e 70, mas está de volta com a proposta de despertar sensações afetivas, entregando conforto estético ao olhar das pessoas, além do fato de que elementos curvados tendem a representar as formas da natureza, trazendo o ambiente orgânico ainda mais para dentro de casa!

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES