Conheça a lipoaspiração 3D

Além de tirar a gordura localizada, a lipoaspiração de alta definição ou lipo 3D promete esculpir o corpo do paciente, deixando os músculos mais definidos. A técnica é mais eficaz em quem já tem pouca gordura corporal

Sabe aquela barriga de tanquinho, cheia de gominhos, que tanta gente sonha em alcançar e até mesmo os mais disciplinados muitas vezes não conseguem ter? Técnica cirúrgica criada pelo médico colombiano Alfredo Hoyos, a lipoaspiração de alta definição, ou lipo 3D, promete essa tão almejada definição. Relativamente nova no Brasil, a técnica já é uma das queridinhas entre as cirurgias plásticas.

A lipoaspiração de alta definição consiste na retirada mais intensa de gordura de locais específicos do corpo, mantendo as curvas naturais (tal como na lipoaspiração convencional), porém, ao invés de apenas eliminar este excesso, a gordura é realocada para regiões estratégicas, modelando a musculatura do corpo. “A diferença básica para a lipoaspiração convencional é que a lipo de alta definição tenta replicar a aparência de músculos hipertrofiados como os retos-abdominais, peitoral, deltóide, panturrilhas e até mesmo as mamas femininas”, explica o cirurgião plástico Nestor Vasconcelos.

A cirurgia tem sido procurada, principalmente, por pessoas que já têm um bom volume de massa muscular e pouca gordura corporal mas que, mesmo com exercícios, não conseguem ter os músculos em alto relevo como gostariam. É exatamente nesse perfil de pacientes que aparecerão os melhores resultados.

Cuidados e pós-operatório

Assim como qualquer cirurgia, a lipo 3D requer cuidados com a recuperação e as recomendações são bem semelhantes às da lipo convencional. Segundo Vasconcelos, no pós-operatório, devem ser utilizadas cintas por três a seis meses e meias de compressão. Também é necessária a realização de drenagem linfática, uso de medicamentos e evitar exercícios físicos antes do tempo recomendado pelo médico. E o mais importante de tudo: acompanhamento contínuo pelo seu cirurgião plástico.

Os riscos que envolvem a lipoaspiração 3D também são semelhantes aos da lipoaspiração convencional, ou seja, são muitos e precisam de atenção. Antes de decidir por qualquer intervenção cirúrgica, é fundamental buscar um cirurgião plástico qualificado para realizar o procedimento, com formação específica e que tenha compromisso com a saúde do paciente antes, durante e após a cirurgia. Além de conversar bastante e tirar todas as dúvidas durante as consultas.

Números       

O Brasil segue como uma das potências mundiais em cirurgia plástica. Somente em 2018, foram mais de 1,7 milhão de procedimentos realizados, sendo 60% deles com finalidade estética, segundo o último censo realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Entre as mais procuradas estão a de aumento de mama, com 18,8%, e a lipoaspiração (16,6%).

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES