Confraternizar sem sair da linha: não perca o foco nas festas de fim de ano!

Com tantas confraternizações à vista, é difícil conseguir manter a rotina de dieta e exercícios. Mas não é impossível. O Otimista procurou especialistas para dar dicas de como você pode aproveitar as festas de fim de ano sem perder o foco  

Naara Vale 

naaravale@ootimistacom.br

Chegamos à reta final de 2019. Já está aberta a temporada de confraternizações, festas, bebidas e muita comida gostosa! Sabe aquela promessa do começo do ano de ser mais fitness, comer direitinho e fazer exercícios regularmente? Se você nem chegou a tentar, ainda dá tempo de começar. E se você vem cumprindo, mas já teme jogar fora todo o esforço feito ao longo do ano, calma! É difícil segurar a onda, mas o O Otimistavai te ajudar. Conversamos com especialistas e trouxemos aqui as melhores dicas para você se manter em forma e saudável, sem deixar de aproveitar as confraternizações. Confira!

1- Coma antes de sair de casa

A dica é básica para quem quer seguir uma dieta em qualquer época do ano, mas nesse período ela precisa ser levada ainda mais a sério. “O erro mais comum dos pacientes é passar o dia sem comer, entrar em privação alimentar. A pessoa não almoça bem, não faz lanches para poder compensar na confraternização. O correto é comer normalmente durante o dia, mantendo uma alimentação balanceada. De preferência, tomar sucos, chás e água, e fazer um lanche mais reforçado antes da festa para não chegar no ambiente morrendo de fome, porque vai comer tudo de errado”, explica a nutricionista funcional e esportiva Raíssa Pinheiro.

2- Evite as frituras, molhos brancos e açúcares

Além da quantidade, a qualidade do que você vai comer também importa, e muito! Por isso, é importante fazer o lanche antes de sair de casa. Se a fome não estiver de leão, você consegue resistir àquela coxinha maravilhosa passando pelos seus olhos. “Quando chegar à festa, deixe o salgadinho passar e jante normalmente. Sempre nos jantares têm opções com saladas. É uma ótima opção comer a proteína com a salada. E se você gosta muito de salgadinho, evite a sobremesa. Escolha um: salgado ou sobremesa, mas sem exagerar”, ensina a nutricionista. Para as entradinhas, ela indica optar pelas “boas gorduras” como castanhas, amêndoas e amendoins.

3- Antes de botar no prato, pare e pense

A dica da cardiologista e especialista em Nutrologia, Aloyra Guimarães, é enxergar além do prazer momentâneo. “A gente precisa entender que as nossas escolhas de comer sem medidas, só pensando no prazer do momento, vai gerar resultados e eles não somem quando o período de festas acaba”, lembra. A recomendação dela é começar a refeição com uma salada de folhas bem grande antes do prato principal para ajudar na saciedade e otimizar a absorção do que vem em seguida (carboidratos e gorduras). “Na ceia, prefira grelhados, assados e tente fugir das frituras. E a sobremesa? Se você conseguir, opte por uma fruta, mas se for no doce, faça uma pergunta para si mesmo: ‘essa caloria vale a pena’? E se a resposta for sim, coma sem remorso e já planeje o que vai fazer na próxima refeição para compensar isso aí”, orienta.

4 – Escolhas mais saudáveis

Fortaleza já dispõe de vários espaços e profissionais que trabalham com a encomenda de comidas saudáveis. Então, se você for para uma confraternização e precisar levar um prato, opte por algum nessa linha. Assim você já garante que vai ter uma comidinha leve em meio a tantas tentações. E se for para marcar em algum restaurante, por que não optar por um que ofereça opções gostosas e saudáveis?

5 – Equilibre-se

Não vai ser um salgado ou um docinho na noite que vai mexer o ponteiro da balança ou alterar suas taxas de saúde. O exagero, segundo a nutricionista Raíssa Pinheiro, é que não pode. “Se você comer um pão ou comer um docinho ou provar um alimento que gosta muito, só aquilo não vai fazer mal, desde que mantenha o equilíbrio no dia anterior e após a confraternização”, lembra.

6 – Hidrate-se muito

Beber muita água, principalmente nos dias pós confraternizações é fundamental. “Nessas festas, nós comemos alimentos com muito sódio, e ele retém liquido. Então você tem que tomar muita agua para compensar”, diz a nutricionista.

5 – Beba com moderação

Difícil fugir da cerveja gelada nesse calor cearense, mas se o objetivo é manter a balança no lugar e prezar pela saúde, a escolha do que beber nas festas de fim de ano é importantíssima. Claro que a recomendação é não ingerir bebida alcoólica, mas como ninguém é de ferro, quando for beber, a dica é não exagerar, sempre alternar com água e optar por bebidas que sejam menos prejudiciais à saúde, como o vinho.

6 – Mantenha a rotina de exercícios

O mês é de festas e celebrações quase diárias, mas você não precisa boicotar os treinos por isso. “Para você continuar na mesma frequência, mesmo com as festas de fim de ano, a dica é ter a sua rotina bem organizada e já saber, no dia anterior, o horário que você vai fazer cada coisa do seu dia seguinte para nada sair do lugar”, recomenda o personal trainer Thiago Bezerra. Para quem treina à noite, o profissional orienta antecipar os treinos e, assim, evitar o choque de horários com as confraternizações. “É tentar fazer na parte da manhã, como a primeira atividade do dia, para quando houver uma confraternização no almoço ou à noite, você já estar com a sua tarefa cumprida”, lembra.

7  – Exagerou? Sem problemas!

Se não der certo seguir as dicas e o pé entrar na jaca com força, calma! Volte à rotina e recomece. “Ótimas opções para tomar nos dias posteriores são bebidas e sucos que vão ajudar a desintoxicar, como o suco verde, que é batido com couve, gengibre, e aí você pode colocar limão, abacaxi… Ou receitas que misturam sucos e chás, ou os próprios chás, como o de hibisco e cavalinha, que vão ajudar a desinchar e diminuir essa retenção liquida que é causada por alimentos muito salgados e pela alta ingestão de bebida alcoólica”, destaca Raíssa Pinheiro.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES