Exagerou nas festas de fim de ano? O Otimista preparou um roteiro gastronômico com espaços de Fortaleza que reúnem pratos saudáveis que irão te ajudar a correr atrás do prejuízo!

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

Depois de todas as confraternizações clássicas de Natal e Réveillon, é hora de voltar à rotina e recuperar o corpo dos excessos costumeiros desta época do ano. Para ajudar no detox, O Otimista traz indicações de restaurantes de Fortaleza que podem ser uma boa pedida para quem está buscando uma opção saudável para curtir o fim de semana ou mesmo para colocar na lista de desejos, sem deixar de lado o sabor, a boa apresentação e aquele colorido de comer com os olhos. Confira!

CORA

Cora 2
Burger Cora (Foto: Divulgação)

Dois amigos de escola foram além dos trabalhos de classe e partiram com uma missão: fazer uma linha de fast-food voltada ao consumo consciente e sustentável. Foi assim que surgiu o Cora. De acordo com o chef Leo Parente, a procura por este tipo de alimentação segue em expansão. “Com esse movimento em uma crescente, as pessoas começaram a fazer comida saudável e de boa qualidade, sem estar atrelado somente ao consumo de saladas de folhas e legumes”, avalia.

O carro-chefe da casa são os hambúrgueres, cujos nomes são Chilli Burger e Menos é Mais. O primeiro conta com pão de batata doce, maioneses de coentro e leite sem lactose, hambúrguer com redução de gorduras, queijo, pesto de pimenta calabresa, creme azedo feito na casa, cheiro verde finalizando. O segundo é um pão de batata doce, maionese de coentro e leite sem lactose, hambúrguer com redução de gorduras, refogado de cogumelo shimeji branco da serra de guaramiranga, brócolis e crostini de queijo coalho.

Onde: Rua Padre Luís Figueira, 252 – Aldeota. Mais: @corafortaleza

HORTALÍCIA

Horta 2
PFs do Hortalícia (Foto: Divulgação)

Outra boa opção é o Hortalícia, que funciona nos formatos de delivery e retirada dos pedidos. O espaço surgiu como uma extensão da atuação de Nicole Benevides como nutricionista. “Sentia falta de locais com comida saudável e saborosa. Essa falta também era compartilhada no consultório, com meus pacientes”, resgata Nicole. O diferencial, segundo ela, está na elaboração do cardápio e da receita, que leva em conta ingredientes selecionados. A sócia-proprietária destaca o prato feito como carro-chefe da casa. “A pessoa escolhe uma proteína e três acompanhamentos e monta seu prato de acordo com sua preferência e gosto”, detalha. O segundo lugar do ranking de vendas vai para os doces, que são isentos de glúten, lactose e proteína do leite de vaca. “O destaque vai para nosso bolo de tâmaras que é também sem açúcar e sem adoçantes”, ressalta.

Além disso, o espaço trabalha com produtos voltados para a praticidade dos clientes e perda de peso. Um deles é o Liquiday, kit de seis refeições líquidas para um dia completo, indicado para pessoas que fizeram excessos em viagens, uso de medicamentos, cirurgias dentárias ou para quem abusou do álcool. Já a HortaWeek é um pacote de refeições congeladas. “Fica pronta em sete minutinhos no microondas e garante um almoço ou jantar leve e delicioso”, completa.

Onde: Av. Santos Dumont, 5753 – Papicu. Mais: @hortalicia

MANDIR

Mandir 3
(Foto: Divulgação)

Com a filosofia de oferecer comida saudável, o Mandir já atua há mais de dez anos em Fortaleza e se tornou referência quando o assunto é comida vegana. Dentre os pratos que são campeões de venda, elenca Maha Sati, está a Feijoada Mandiresca, vendida todas as sextas-feiras, com couve manteiga no azeite de oliva, farofinha crocante, e torresminho vegetal. Tem também o Nordestino Light, com vatapá cremoso e sem glúten, baião de feijão verde, farofinha e legumes. “A maioria dos nossos pratos são sem glúten, com temperos naturais e frescos, e algumas especiarias importadas”, detalha a responsável pelo espaço. Além disso, como forma de adesão ao movimento “Segunda Sem Carne”, toda segunda-feira o preço é especial. “É uma forma de incentivo para as pessoas diminuírem o consumo de carnes e derivados de animais”, ressalta Maha.

Onde: Rua Padre Francisco Pinto, 257 – Benfica. Mais: @mandir.amor