Com sua estratégia inovadora, Hard Rock Cafe Fortaleza impacta contratos mundiais

Imaginem o impacto que ocorre quando uma marca mundial de bebida perde um contrato de 47 anos para uma das maiores redes mundiais de restaurantes com operação em 77 países e com 199 estabelecimentos. Além do aspecto de perda financeira existe uma perda reputacional enorme, que talvez seja a mais impactante.

As experiências de sucesso do Hard Rock Cafe Fortaleza com as marcas Coca-Cola, Heineken e Red Bull chamaram a atenção da rede de restaurantes. A cerveja Heineken e os produtos Coca Cola, por exemplo, não eram vendidos pela marca, mas com a estratégia e visão de mercado de Samuel Sicchierolli, Presidente da VCI, companhia proprietária do HRC Fortaleza e dos hotéis da marca no Brasil, os produtos acabaram emplacando a nível mundial. Resultado que só foi possível graças a muitas pesquisas e ao sucesso na estratégia de divulgação e recorde de consumo dos produtos na unidade de Fortaleza, ponto crucial para o convencimento dos americanos.

Já a marca de energéticos Red Bull, ganhará destaque no cardápio mundial do Hard Rock Cafe com um drink criado em Fortaleza. Batizada de “Red Mellow Gin”, a bebida foi lançada na capital cearense na metade de janeiro e fez tanto sucesso que levou o restaurante ao Top 5 estabelecimentos que mais vendem Red Bull Melancia no Norte e Nordeste do Brasil. Nos próximos meses, o drink poderá ser consumido nos 199 estabelecimentos do Hard Rock Cafe espalhados pelo mundo.

Red Mellow Gin   Hard Rock Cafe Fortaleza
Red Mellow Gin Hard Rock Cafe Fortaleza

“Os americanos são pragmáticos com resultados, se deu certo eles não hesitam em replicar a experiência. Para os refrigerantes, usamos uma pesquisa mundial de consumo onde a maioria absoluta prefere Coca-Cola. No caso das cervejas, há uma tendência mundial de Drive To Quality, ou seja, quem gosta de cerveja não vai beber suco de milho.  Ter um produto premium como a Heineken, que tem apenas três ingredientes e a mesma receita desde 1873, aumenta as vendas. Já para o energético, a estratégia foi acoplar o produto ao menu de drinks tradicional da casa e com isso geramos consumo num segmento novo para a marca. Temos um público masculino que gosta de uísque ou vodka com energético e alguns drinks mais fortes, mas também um crescente público feminino, atraído pelo sabor e diferencial dos drinks especiais”, detalha Samuel.

Crescimento

Motivos para comemorar não faltam para a equipe do Hard Rock Cafe Fortaleza. Uma das razões de celebração é que, em plena crise gerada pela pandemia da covid-19 e com horários e espaços reduzidos, a operação superou os faturamentos de 2019 nos meses de agosto a dezembro de 2020. Outro motivo é que a unidade cearense da rede mundial de restaurantes alcançou, de novembro de 2020 a janeiro de 2021, o posto de estabelecimento do Norte e Nordeste que mais vende chopp Heineken. O dado foi repassado ao HRC Fortaleza pela própria Heineken, que monitora, rigorosamente, esse indicador.

“Quando o assunto é chopp, sempre temos ótimos resultados. A exemplo disso, destaco o primeiro e o segundo recorde de toda a rede em 48 anos, em 2019, quando foram consumidos mais de 1.850 e mais de 3.500 chopps, respectivamente, em um só dia, durante a transmissão da Final da Champions League e Final da Libertadores.  Somos líderes mundiais nesse produto”, pontua Sicchierolli. E continua: “Já o volume de vendas no Red Bull Melancia foi uma grata surpresa. A bebida é um dos ingredientes principais do nosso novo drink, o “Red Mellow Gin”, e creditamos a excelente aceitação dele o aumento no consumo de Red Bull Melancia no HRC Fortaleza.”

Novidade

Em outubro passado, o Hard Rock Cafe inaugurou a primeira estação de autoatendimento da Heineken no Nordeste, onde os clientes podem se servir a hora que quiserem, sem a necessidade do auxílio de terceiros. O equipamento, localizado na área exterior do restaurante, em um espaço estilo barzinho, é considerado um dos fatores que impulsionaram o HRC Fortaleza ao primeiro lugar em vendas. A Heineken Station foi, sem dúvidas, a grande novidade no último trimestre de 2020. A ideia de instalar o equipamento surgiu como uma forma de facilitar o consumo da bebida pelos clientes mais fiéis e teve uma  ótima aceitação.

Chopp Station Heineken
Chopp Station Heineken

“Ficamos muito felizes pelos nossos resultados e estratégias servirem de parâmetro e inspiração internacional. A premissa básica é que temos que ter produtos de ponta e reconhecidos e negociação direta com as fábricas, sem atravessadores ou brokers que apenas encarecem os produtos finais. Essas conquistas e a satisfação dos clientes  provam que o esforço de todos que fazem o Hard Rock Cafe Fortaleza é reconhecido. Nada disso seria possível sem a performance incrível da equipe de atendimento, bar e cozinha, que são o coração e o segredo do nosso sucesso. Estamos agora como um case de sucesso na Harvard Business Review e isso deixa todo o time envolvido orgulhoso”, finaliza Samuel.

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