A terceira edição do Festival de Fotografia do Sertão Central – QXAS começa amanhã (11) e segue até sexta (14), com programação toda virtual. Palestras e leituras de portfólios serão abertas ao público e transmitidas pelas redes do Festival
Texto:Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br
Foto: Beto Skeff/Divulgação
Em versão virtual, começa amanhã (11) a terceira edição do Festival de Fotografia do Sertão Central – QXAS, com o tema Sertão em Mim. Até o dia 14 de agosto, o evento promove palestras, workshops e leituras de portfólio com coletivos de artistas, tudo online. Com exceção dos workshops, que tiveram as inscrições encerradas nesse domingo, a programação é aberta ao público e será transmitida através do Youtube, Facebook e Instagram do QXAS e pelo YouTube da Casa de Saberes Cego Aderaldo.
Realizado anualmente nas cidades de Quixadá e Quixeramobim, localizadas no Sertão Central do Ceará, o festival nasceu a partir da vontade de fazer uma exposição com as fotografias que registaram a passagem do diretor José Celso Martinez, em 2007, por Quixeramobim, onde apresentou o famoso espetáculo “Os Sertões”, com o seu Teatro Oficina. A ideia, no entanto, se ampliou e ganhou caráter de festival, com ações formativas e trocas de saberes entre fotógrafos profissionais, amadores e estudantes locais.
Levar o festival para o interior do Ceará foi uma forma encontrada pelo fotógrafo Beto Skeff e pela produtora Glicia Gadelha, idealizadores do QXAS, de descentralizar da capital cearense as ações ligadas à fotografia. “O festival tem um foco muito grande na formação e a gente queria levar essa formação às escolas públicas e aos jovens do interior”, conta Glicia Gadelha.
Com curadoria dos fotógrafos Iana Soares e Rosely Nakagawa, essas ações são concretizadas, principalmente, através dos workshops, que este ano serão remotos. As atividades serão ministradas por grandes nomes da fotografia nacional, como Pablo Pinheiro, que ministra o workshop Percepção e a Fala da Imagem; Rafael da Luz, no Narrativas Possíveis: Uma Reflexão Sobre Fotografia Digital; Fernando Banzi, à frente das aulas sobre Pandemia: Maneiras de Fotografar Sem Sair de Casa; e Gustavo Costa, que conduz o de Produção de Notícias Para Veiculação em Redes Sociais.
Também dentro desse pilar formativo, o evento promove quatro palestras, entre terça e sexta-feira, sempre às 20h, nas redes sociais do QXAS. Entre os convidados estão Solange Farka, curadora de arte e diretora da Associação Cultural Videobrasil; Paula Sampaio, responsável pelo Núcleo de Fotografia do Centro Cultural SESC Boulevard, em Belém; Rosana Paulino, artista visual e pesquisadora pela Universidade de São Paulo (USP); e Maria Oliveira e Mayara Albuquerque, fundadoras do coletivo feminista Severinas Mulheres do Sertão e mediadoras do Clube de Leitura Mulher e Literatura, em Quixeramobim.
Intercâmbio
Segundo Glícia Gadelha, outro grande pilar do QXAS é a troca de saberes entre os participantes, que ganha forma especialmente através das leituras de portfólio. Para ela, um dos momentos mais ricos do festival. “É um momento muito bacana de troca entre fotógrafo e os coletivos. O fotógrafo que está fazendo a leitura analisa a técnica, a abordagem da narrativa, sempre com críticas construtivas. Ele dá dicas, orienta”, explica a idealizadora.
A leitura de portfólios acontece das 15 às 17h, diariamente. Participam da atividade os coletivos de fotografia cearenses Tentaliza, GispImagem, Trindade, Motim, Perigrafia, Zóio, Quatro Telas e Dois Vetim. Os profissionais convidados para analisar os trabalhos são os fotógrafos Paula Geórgia Fernandes, Ratão Diniz, Omar Gonçalves e Lia de Paula.
Ao final do QXAS on-line 2020, o Festival abre uma Convocatória, que será realizada entre 15 de agosto e 30 de setembro. Também com o tema Sertão em Mim, as inscrições serão gratuitas e, este ano, em duas categorias: Fotografias e Vídeos para Projeção. A ideia é, caso esteja permitido, realizar uma edição pocket do festival em dezembro, com exposição presencial.
Serviço:
QXAS On-Line 2020
De 11 a 14/08
Transmissões e programação completa nos Canais QXAS no YouTube e Instagram e YouTube da Casa de Saberes Cego Aderaldo
Mais informações:
qxasfestival@gmail.com | 85 99691.8458






















