Em um encontro entre beleza estética e compromisso social, a 17ª edição da campanha Amigos em Ação chega trazendo a arte como ponte para transformar vidas. A iniciativa da Alessandro Belchior Imóveis abre nesta terça-feira (18), a Mostra Coletiva de Obras de Arte, que tem como obra-tema a delicada Descanso Poente, de Claudio Cesar. A visitação é gratuita!
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
O poder transformador da arte e da solidariedade ganha destaque na 17ª edição da campanha Amigos em Ação, promovida pela Alessandro Belchior Imóveis. A iniciativa, que enxerga a arte como uma poderosa ferramenta cultural e de transformação social, apresenta tradicionalmente a Mostra Coletiva de Obras de Arte, que neste ano tem como obra-tema a tela “Descanso Poente”, do artista plástico cearense Cláudio César. A peça será exibida no salão cultural da Alessandro Belchior, localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza. Totalmente gratuita, a exposição abre as portas para o público nesta terça-feira (18), às 19h, e segue em cartaz até 4 de dezembro. Os interessados poderão visitá-la de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
“A campanha Amigos em Ação surgiu em 1992, quando um grupo de amigos, empresários, em sua maioria, resolveu ajudar de uma maneira organizada programas filantrópicos por meio de doações diretas de alimentos. Com o passar dos anos, vários projetos foram sendo desenvolvidos e resolveu-se tematizar a campanha através de um trabalho de um artista, daí surgiu a parceria com o mundo das artes plásticas. Um sistema bem complexo, onde a gente tem a obra de arte ajudando a arrecadar alimentos. Hoje, nossa meta é arrecadar quase 50 toneladas anualmente”, detalha Germano Belchior, Diretor Superintendente da imobiliária.
Composição
Quem for prestigiar a exposição, além de apreciar a tela-tema “Descanso Poente”, também poderá observar outros trabalhos de 75 talentos da nova geração das artes cearenses – artistas plásticos e fotógrafos com renome local e projeção nacional. Desenhos, gravuras, fotografias, colagens e esculturas estarão expostos na mostra, dando vida a um percurso no qual o belo e o social se entrelaçam. “Três artistas fazem toda curadoria da campanha, no desenvolvimento, e na seleção das obras. Acredito que seja a maior exposição plural do Ceará, onde envolve várias técnicas, sendo obras das mais variadas matizes”, pontua o diretor.
Todas as obras que compõem a mostra foram doadas pelos artistas ou por colecionadores para que fossem leiloadas através da campanha solidária. O leilão beneficente ocorrerá no dia 13 de dezembro. Entre os artistas participantes estão Cláudio César (autor da obra-tema), Stênio Burgos, Mino, Edismar Arruda, Vando Figueirêdo, Totonho Laprovitera, Gerson Ipirajá, Welton Silva, Hirma Castro, Eduardo Pilande, Expedito Lima, entre outros. “O leilão é composto, e a exposição também, por obras de artistas em início de carreira, artistas profissionais, artistas amadores, artistas já consagrados também, que doam o seu talento ano a ano”, salienta Germano.
Doação de alimentos
Paralelamente à Mostra Coletiva de Obras de Arte, a Campanha Amigos em Ação reforça sua vertente solidária ao mobilizar conselheiros e associados para a arrecadação de gêneros alimentícios. Cada participante deve doar, no mínimo, 60 quilos de alimentos não perecíveis. Nesta edição, sete instituições serão beneficiadas: Lar Torres de Melo, Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo, Lar Amigos de Jesus, Obra Lúmen de Evangelização, Movimento Saúde Mental, Nosso Lar Saúde Mental e Associamigos de Aquiraz. Como forma de incentivo, ao término da campanha, os três maiores doadores serão reconhecidos com um troféu especial.
serviço
17ª Exposição Coletiva de Obras de Arte do projeto Amigos em Ação
Abertura nesta terça-feira (18), às 19h
No Salão Cultural da Alessandro Belchior (Avenida Desembargador Moreira, 629)
Visitação: de 19 de novembro a 4 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h
Acesso gratuito






















