Estreia hoje (25) nos cinemas Casa Gucci, filme dirigido por Ridley Scott, que reconta o assassinato de Maurizio Gucci, dono de uma das grifes mais famosas do mundo. Lady Gaga, Adam Driver, Jared Leto e Salma Hayek estão no elenco 

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

Chegou a hora da estrela de Lady Gaga brilhar novamente nas telonas. Ao contrário da garçonete aspirante a cantora Ally, personagem interpretada por ela em Nasce Uma Estrela (2018) – que elevou sua carreira a outro patamar -, a artista dará vida à socialite Patrizia Reggiani, responsável por orquestrar um dos crimes mais famosos do mundo da moda: o assasinato de Maurizio Gucci, membro da família fundadora da marca italiana homônima. Dirigido por Ridley Scott e com Gaga no papal central, estreia hoje (25) Casa Gucci nos cinemas.

O filme se inspira na história real do império familiar por trás da grife, embora não tenha nenhum vínculo com nenhuma dos personagens reais desta história. O longa percorrerá cerca de três décadas de vivências dos Gucci, com direito a muito luxo, amor, traição e decadência, que culmina em vingança e no próprio assassinato de Maurizio, interpretado por Adam Driver. Elenco traz, ainda, Jared Leto, Salma Hayek, Jeremy Irons e Al Pacino.

Sem spoilers que possam comprometer a experiência de assistir ao filme, Patrizia conspirou para matar o marido em 1995, contratando um matador de aluguel e outras três pessoas, motivada por ciúmes e insatisfeita com os rumos da separação com Maurizio, que foi vitimado por três tiros no peito, enquanto trabalhava em um escritório de Milão. Já ela foi julgada culpada e condenada a 29 anos de prisão. Porém, em 2014, conseguiu liberdade condicional.

Recepção

No Rotten Tomatoes, site agregador de críticas de cinema e televisão, o filme está com 66% de aprovação. Por outro lado, o público que já conferiu de perto parece ter abraçado fortemente o novo trabalho de Gaga, haja visto que a avaliação popular está na casa dos 90%.

Algumas análises especializadas apontam falhas de roteiro, mas a grande maioria é unânime quanto às atuações do elenco, especialmente de Gaga e Driver. Previsões já dão conta de que a cantora deverá ser indicada à categoria de Melhor Atriz no Oscar 2022, entrando como uma das fortes concorrentes. Caso se confirmem, repetirá o feito de Nasce Uma Estrela, pelo qual também foi indicada na referida categoria.

Divergências

Se por um lado tem muita gente ansiosa para adentrar nessa história, os Gucci da vida real não estão nada satisfeitos com todos os holofotes voltados ao ocorrido. Segundo os familiares, Ridley Scott estaria se apropriando da imagem deles para obter lucro. Além disso, reclamaram da escalação de Al Pacino para viver Aldo Gucci, tio de Maurizio. Em resposta, o diretor afirmou durante entrevista ao programa Today, da BBC Radio 4, que os ocorridos são de “domínio público” e tiveram grande notoriedade na mídia.

Serviço:
Casa Gucci
De Ridley Scott
Com Lady Gaga, Adam Driver, Jared Leto, Salma Hayek, Jeremy Irons e Al Pacino
Estreia hoje (25) nos cinemas