Com elenco de peso e direção de Karim Aïnouz, “Rosebush Pruning” entra na competição oficial do Festival de Berlim

“Rosebush Pruning”, segundo longa em língua inglesa do cineasta cearense Karim Aïnouz, foi selecionado para a competição oficial do Festival de Berlim e tem no elenco nomes como Elle Fanning e Pamela Anderson. Ao todo, 22 títulos concorrem ao Urso de Ouro. Dois longas cearenses foram selecionados para mostras paralelas do festival

Émerson Maranhão
emerson@ootimista.com.br

“Rosebush Pruning”, filme dirigido pelo cineasta cearense Karim Aïnouz, está na competição oficial do 76º Festival Internacional de Cinema de Berlim, um dos mais importantes do mundo. O anúncio dos 22 filmes selecionados para concorrer aos Ursos de Ouro e Prata foi feito nesta terça-feira (20), pela diretora do festival, Tricia Tuttle.

Nenhum filme brasileiro consta na principal seleção do evento. O longa dirigido por Karim é uma coprodução entre Itália, Alemanha, Espanha e Reino Unido. O filme, que terá première mundial na Berlinalle, traz um elenco estelar formado por Callum Turner, Riley Keough, Jamie Bell, Elle Fanning e Pamela Anderson.

“Estou feliz da vida de voltar ao Festival de Berlim, um festival visionário. O último filme meu que esteve em competição aqui foi o Praia do Futuro, em 2014. É uma honra poder estrear novamente aqui. Além de ser realizado na cidade onde eu vivo, é um festival que aposta em um cinema de inovação, de invenção”, celebra Aïnouz, em comunicado distribuído para a imprensa. “É uma vitrine perfeita para este filme, que investe num afiado senso de humor, que é marcado pela transgressão e ousadia, valores que são sinônimos do próprio Festival e da cidade de Berlim. Estar ao lado dos filmes selecionados me deixa profundamente lisonjeado”.

De acordo com o material de divulgação, “Rosebush Pruning” é uma sátira contemporânea sobre as contradições da família tradicional. “Ambientado em uma mansão na Catalunha, o filme acompanha uma família americana privilegiada e excêntrica, envolta em conflitos absurdos. Os irmãos Jack, Ed, Anna e Robert vivem isolados do mundo, usufruindo da fortuna que herdaram. Enquanto isso ignoram as demandas do pai cego e buscam amor e acolhimento uns nos outros. Quando Jack, o irmão mais velho e eixo central da família, anuncia que vai abandonar o pai e os irmãos para morar com a namorada Martha, os laços de sangue implodem. Ed começa a descobrir a verdade por trás da misteriosa morte da mãe. Mentiras começam a vir à tona, a família passa a se desintegrar brutalmente e os irmãos entram uma espiral de violência”.

Seleção
De acordo com o material de divulgação do festival, produções de 28 países estão representadas, entre elas um primeiro longa-metragem, uma animação e um documentário. Vinte filmes são estreias mundiais. Nove foram dirigidos ou codirigidos por mulheres. Quatorze cineastas já participaram do festival anteriormente, seis deles inclusive na competição (como é o caso de Karim).

“Encontramos muitas coisas para nos apaixonarmos na programação especial deste ano. E estamos tão confiantes no charme desses 22 filmes que afirmamos com convicção: ‘Se você não encontrar algo aqui que ame, você não ama cinema!!’”, comenta Tricia Tuttle. “Comédia satírica e formalista, filmes de gênero, um suspense psicológico, uma história de amor, uma história de amor-próprio, anime, um faroeste… esses 22 filmes mostram o quão diverso é o grande cinema em 2026. Cada um é belamente produzido e cumpre sua própria promessa artística. Mal podemos esperar para descobrir os filmes que receberão o Urso de Ouro e o Urso de Prata do júri de Wim Wenders em 21 de fevereiro”, completa.

Panorama e Forum
Na semana passada, foram anunciadas as seleções de dois filmes cearenses para duas outras mostras do 76º Festival Internacional de Cinema de Berlim. F”eito Pipa”, de Allan Deberton, está na competição da Mostra Generation, juntamente com outros 17 longas. O filme, que tem no elenco Yuri Gomes, Teca Pereira e Lázaro Ramos, foi rodado em Quixadá, no Interior do Ceará, e conta a história de Gugu, um menino de quase 12 anos, sonhador e apaixonado por futebol.

De acordo com a sinopse oficial, “o garoto vive com a avó Dilma, uma professora aposentada que o cria de forma livre e afetuosa, sem se preocupar com os julgamentos dos moradores da cidade. A relação do garoto com o pai Batista é difícil, feita de ausências, expectativas e afetos não ditos. Avó e neto moram sozinhos ao lado da barragem de Araújo Lima que, após anos de seca, começa a revelar as ruínas de uma antiga cidade submersa, trazendo à tona lembranças que mudaram a vida da família”.

Já “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha”, longa de estreia da cineasta Janaína Marques, foi selecionado para a Mostra Forum, que este ano traz como tema “Seja apenas humano, revele a verdade” (em tradução livre do Inglês). Segundo o site oficial da Berlinale, “o Forum é conhecido por sempre dar espaço aos agentes subversivos do cinema”.

No site da produtora Moçambique Filmes, a sinopse apresenta o longa da seguinte maneira: “No zumbido hipnótico de uma ressonância magnética, Rosa é orientada a evocar uma lembrança feliz. Nessa odisseia através do subconsciente, Rosa reencontra sua irreverente mãe, Dalva, que passou anos presa por matar um homem prestes a cometer feminicídio. Juntas, embarcam em uma viagem delirante inventando memórias felizes que nunca existiram”.

O longa é protagonizado por Verônica Cavalcanti e conta ainda com Luciana Souza, Fabíola Líper, Christiane de Lavor, entre outros nomes. Ambos os longas farão sua estreia mundial no Festival.

Brasil
Além destes dois filmes cearenses, o Brasil estará representado na Berlinale pelos filmes “Nosso Segredo”, de Grace Passô, que concorre na mostra Perspectives; “A Fabulosa Máquina do Tempo”, de Eliza Capai (Mostra Generation); pelo curta “Floresta do Fim do Mundo”, de Felipe Bragança e Denilson Baniw (Forum); “por Isabel”, de Gabe Klinger; Narciso, de Marcelo Martinessi; e “Se eu fosse vivo… vivia”, de André Novais Oliveira, os três na Mostra Panorama; “Papaya”, de Priscilla Kellen; e “Quatro Meninas”, de Karen Suzane; ambos na Generation.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES