Com Bruna Marquezine em papel de destaque, “Besouro Azul” chega aos cinemas esta semana

Com Bruna Marquezine como protagonista feminina, Besouro Azul chega aos cinemas nesta quinta-feira (17), com pré-estreia amanhã (16). História apresenta herói latino como a primeira figura já integrada ao novo universo da DC nas telonas 

Danielber Noronha

danielber@ootimista.com.br

Acompanhar a linha do tempo estabelecida pela DC Studios nos cinemas não é tarefa das mais fáceis. O fato é que começa um novo tempo para os heróis das histórias em quadrinhos da DC Comics nas telonas e o primeiro personagem deste projeto para os próximos dez anos, pensado pelas mentes de James Gunn e Peter Safran, é o Besouro Azul. Ele será apresentado ao público num filme homônimo, a partir desta quinta-feira (17), com algumas sessões de pré-estreia já amanhã (16). Os ingressos já estão à venda.

WhatsApp Image 2023 08 15 At 10.30.52
Bruna Marquezine vive Jenny Kord (Foto: Divulgação)

O destaque, pelo menos a nível de Brasil, não está sob a figura do protagonista Xolo Maridueña, que encarna o humano com armadura de inseto azulado. Aqui, só se fala na presença da atriz Bruna Marquezine no longa-metragem. Ela vive a pesquisadora Jenny Kord, interesse amoroso do jovem herói. Por se tratar do primeiro projeto internacional na carreira da brasileira, que o País viu crescer em frente as câmeras, criou-se uma forte comoção e já existe até um movimento nas redes sociais para o público ir aos cinemas vestindo roupas azuis, a exemplo de como tem acontecido com a onda cor de rosa que invadiu os cinemas desde a estreia do live-action da boneca Barbie.

No filme, Jenny é filha do excêntrico gênio Ted Kord, desaparecido misteriosamente após descobrir uma antiga relíquia alienígena, o Escaravelho. Assim como Bruna, a cientista é brasileira e começa a trabalhar nas Indústrias Kord com o intuito de tornar o mundo o lugar melhor, mas acaba esbarrando na ambição da tia, Victoria Kord (Susan Sarandon). Sem entender ao certo as motivações da tia e desconhecendo o poder do artefato, ela pede que Jaime Reyes, personagem de Xolo, guarde-o até encontrar um destino melhor para ele.

O que ninguém poderia imaginar é que o Escaravelho iria escolher Jaime para ser o hospedeiro simbiótico do Besouro Azul, transformando-o em uma arma humana, capaz de voar, disparar raios e criar os mais inusitados artefatos bélicos. A partir daí, ele precisará aprender a controlar seus impulsos, uma vez que os sentidos de proteção do artefato são extremamente aguçados, enquanto luta para proteger sua família, que está ameaçada pelos homens de Victoria Kord, que buscará a todo custo reaver o Escaravelho.

Primeiro super-herói latino a ter um filme live-action pela DC Studios, o Besouro Azul apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1939. À medida em que suas aparições iam se tornando mais constantes, ele foi caindo nas graças dos leitores, participando de formações da Liga da Justiça e também dos Jovens Titãs.

Greve x Faturamento

Apesar do hype estar nas alturas em terras tupiniquins, o desempenho do filme em outros países pode ser abaixo do esperado, pois o lançamento ocorre em meio a uma greve de atores e de roteiristas, que praticamente paralisou Hollywood. Xolo e Bruna aderiram aos protestos e, por este motivo, estão impedidos de participar de sessões de gala para divulgação do longa ou mesmo conceder entrevistas, até que a greve seja findada. Grandes nomes como Jamie Lee Curtis, Jeremy Renner e Matt Damon aderiram ao manifesto para reivindicar melhores condições de trabalho; pagamento de lucros residuais para obras que vão para o streaming; e regulamentação do uso de inteligência artificial (IA) nas filmagens.

Buscando afugentar um possível prejuízo, a empresa responsável pela adaptação, a Warner Bros. Studio, tem trabalhado fortemente no marketing digital de Besouro Azul, além de estar exibindo o trailer do longa em todas as sessões de Barbie, também do mesmo estúdio, nas salas de cinema dos Estados Unidos. Apesar das limitações, há uma luz no fim do túnel! Prova disso é que as primeiras projeções indicavam uma arrecadação baixíssima no fim de semana de estreia do filme nos EUA, algo entre US$ 12 e 17 milhões. Agora, dados mais recentes indicam cifras na casa dos US$ 30 milhões. Outro fator positivo é que a comunidade latina nos Estados Unidos tem se mobilizado para ir assistir à obra.

James Gunn e Peter Safran, os novos chefões do universo da DC nos cinemas, parecem estar bastante cientes do cenário desfavorável para o besouro latino, que, precisará, ainda, lidar com a má recepção do público frente aos lançamentos mais recentes do estúdio, a exemplo de Adão Negro (2022), Shazam! Fúria dos Deuses (2023) e The Flash (2023). Em entrevista à Vanity Fair, ele confirmou que Jaime deve seguir aparecendo nos próximos filmes do cronograma que inicia oficialmente com Superman Legacy, previsto para estrear em 2025. A torcida é que essa nova cronologia engate de vez e que tenhamos mais de Bruna Marquezine no futuro da DC na tela grande.

Assista ao trailer:

Serviço

Besouro Azul
Filme estreia nesta quinta-feira (17), com pré-estreia amanhã (16)
Duração: 2h7m
Classificação indicativa: Maiores de 13 anos

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES