Em novo formato, a CasaCor Ceará neste ano é o Janelas CasaCor. Com abertura marcada para este domingo (25), às 18h, a mostra possibilita a visitação presencial e virtual aos 13 ambientes projetados dentro de contêineres, que ficarão abertos ao público na avenida Beira Mar
Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br
A pandemia da covid-19 trouxe à tona novas necessidades e criou também um novo conceito de morar. Vivenciar mais o lar tornou-se uma forma de se resguardar. É com base nesse novo olhar voltado para a moradia que arquitetos e designers estão criando seus projetos. Com ambientes que agregam as atuais necessidades de seus moradores, a CasaCor 2020 será aberta ao público de Fortaleza a partir deste domingo (25).
Denominado Janelas CasaCor, a mostra, que há 21 anos é realizada no Ceará, traz um novo formato, agora com possibilidade de visitação física e virtual. Para minimizar os riscos de transmissão do novo coronavírus, este ano os ambientes foram projetados dentro de 13 contêineres que terão vitrines de vidro. Eles ocuparão uma área de 5 mil metros quadrados e ficarão abertos para visitação até o dia 25 de novembro, no calçadão da Praia do Mucuripe, na Avenida Beira Mar (ao lado da Estátua de Iracema).
Cada contêiner terá QRCodes para que o público possa visitar os ambientes virtualmente. A tecnologia disponibilizará ainda uma opção de marketplace, com acesso a links digitais de cada fornecedor com os produtos presentes nos ambientes. Por trás de cada contêiner, o público poderá conferir ainda uma exposição de arte com painéis de artistas plásticos. “É bom deixar claro que será uma espécie de exposição, não haverá eventos no local. Os ambientes ficarão lá disponíveis 24 horas e as pessoas poderão acessar o ambiente virtual como se estivessem dentro deles”, explica Neuma Figueiredo, diretora da CasaCor Ceará.
O passeio virtual pelos projetos poderá ser feito também através do site www.janelascasacor.com. Nele, será possível explorar cada detalhe dos ambientes das edições do Janelas CasaCor realizadas por todo o Brasil. “É uma exposição inédita num formato que veio para ficar. As restrições sanitárias fizeram com que com que a gente desenvolvesse mais no conteúdo no digital. Você vai ver ali no vidro, mas acessando o site vai ter acesso à revista, à informação dos fornecedores, anúncios com link para o marketplace dos fornecedores”, adianta a diretora.
Projetos
Nesta edição os nomes escolhidos para criar os ambientes foram André Monte, Beatriz Miranda, Brenda Rolim, Claryanne Aguiar, Dora Coelho, Erico Monteiro, Karmilse Marinho, Nicole Marinho, Kel Oliveira, Marçal Barros, Maria José Lopes, Ney Filho, Racine Mourão e Ramiro Mendes. Ao longo da semana, a mostra lançará vídeos com depoimentos de cada profissional falando do seu projeto e da experiência com o Janelas.
Segundo Neuma, os projetos de 2020 refletem o novo olhar lançado sobre o lar, trazendo ambientes mais versáteis. “Tem ambiente que, tanto pode ser local para conversar com a família, como para trabalhar, sem a necessidade rígida de uma mesa e uma cadeira de escritório. São experiências incríveis, até o banheiro parece mais um com um estar”, diz a organizadora. “A gente sentiu que eles querem passar essa mensagem de conviver mais com a casa, de estar mais em casa, com mais conforto, e ela ser mais confortável para você, para que seja um lugar onde você viva e se sinta bem”, destaca Neuma.
SERVIÇO
Janelas CasaCor Ceará
Período: 25 outubro a 25 novembro 2020
Abertura neste domingo (25/10), às 18h
Onde: Calçadão da Praia do Mucuripe, na avenida Beira Mar, ao lado da Estátua de Iracema
Grátis
Site: www.casacor.com.br/ceara






















