A capital cearense e municípios da região metropolitana vão sediar, entre os próximos dias 12 e 23 de setembro, a primeira edição do Circuito Gastronômico da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC). O evento contará com a participação de 16 chefs de cozinha, que apresentarão pratos principais exclusivos em seus respectivos restaurantes, proporcionando novas experiências gastronômicas ao público.
O Circuito Gastronômico visa promover a diversidade da gastronomia cearense, estimular a criatividade dos profissionais de cozinha e gerar novas oportunidades de negócios. Além da apresentação dos pratos, a programação incluirá oficinas, palestras e a aguardada premiação Faca de Ouro, que destacará os melhores chefs em quatro categorias: Chef do Ano, Chef Revelação, Chef Internacional e Chef Regional.
De acordo com Jane Alves, diretora executiva da ACC, o evento oferece uma plataforma valiosa para chefs e restaurantes se destacarem. “O Circuito Gastronômico é uma ação promocional que antecede a premiação Faca de Ouro, proporcionando uma excelente oportunidade para que os chefs demonstrem suas especialidades e os restaurantes que representam”, afirma.
Cada prato selecionado será julgado por uma comissão, formada por profissionais do setor, que irão atribuir notas tendo como critérios: apresentação, sabor, textura, uso de ingredientes regionais. A grande novidade é que o público também poderá atribuir sua nota para o prato, durante o período de realização do Circuito.
Os chefs e respectivos restaurantes que participarão dessa edição são: Chef Lucio Figueiredo (Azulli Di Mare), Chef Moisés Batista (Mangue Azul), Chef Liliane Pereira (O Banquete), Chef Andrea Messana (Pizza Star Pizza), Chef Halisson Aranha (JP Steakhouse), Chef Aurélio Carvalho (Restaurante Varandas), Chef Claudio Sousa (Rede Carmel de Hotéis), Chef Leandro Restrepo (Villa Restaurante), Chef Eriosvaldo Rodrigues (O Capo Coffee Bar e Restô), Chef Adriano Inácio (Camarão Delas), Chef Luisa Silveira (Docentes e Decentes), Chef Piauí (Frederico Beira Mar), Chef Giorgio Guastela (Restaurante Gió), Chef Fábio Dinardi (La Bella Italia), Chef Eduardo Urbano (Cantina Della Nonna), e Chef Simone Brunelli (DOC Trattoria & Wine Bar).
A programação também contará com a realização de oficinas gastronômicas nos dias 23 e 24 de setembro, como explica o chef Luciano Ferreira, fundador da ACC. “Serão duas oficinas, uma sobre Vatapá de Carneiro e outra sobre Gastronomia Regional, além de duas palestras sobre Gastronomia Nordestina e Cearense, com o objetivo de promover a troca de experiências, aprendizados entre chefs, produtores e empreendedores do nosso setor”, destaca.
O Circuito será encerrado com a premiação Faca de Ouro, no dia 24 de setembro, na Uninassau, em Fortaleza. A chef Maria Nilza Mendonça, presidente da Associação dos Chefs do Ceará, pontua que “a premiação Faca de Ouro valoriza os profissionais que promovem a gastronomia cearense, incentivando a sustentabilidade e o crescimento da cultura alimentar do nosso estado”.
A ACC é uma associação sem fins lucrativos que promove eventos para o setor da gastronomia desde 2016, participando da organização dos principais festivais gastronômicos realizados no Ceará em conjunto com os chefs de cozinha para destacar o potencial da culinária cearense e seus respectivos estabelecimentos.