Cineteatro São Luiz comemora 63 anos com programação virtual diversificada

O Cineteatro São Luiz celebra hoje 63 anos de fomento à cultura estadual, com uma diversificada programação virtual nos canais oficiais. Na noite desta sexta-feira será exibido o premiado filme “A Infância de Ivan”, do diretor Andrei Tarkovski

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

Ícone da cultura cearense, o Cineteatro São Luiz comemora nesta sexta-feira (26/3) 63 anos de propagação das artes no Ceará, expandindo sua tela e seu palco com uma diversificada programação virtual – por conta da pandemia – que pode ser conferida nas plataformas e canais digitais oficiais do equipamento. Para festejar, a Secretaria da Cultura do Estado criou uma playlist aberta ao público, com uma retrospectiva dos conteúdos ofertados ano passado – nove produções -, envolvendo diferentes linguagens: cinema, música, teatro, dança e circo.

Gravados na íntegra no palco principal do Cineteatro, as produções artísticas já estão disponíveis para os internautas nas telas de celulares, computadores e televisões: “Os Clássicos da Palhaçaria” (Circo do K’OS); “Florbela” do Grupo Elas de Teatro e “Praia das Almas”, da Paracuru Companhia de Dança; os shows “Paraíso Portátil” (Selvagens à Procura De Lei), “La Mar” de Lorena Nunes e “Todas as Cores estão Dentro”, de Saulo Duarte. Além desses, os filmes “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro” (Helder Martins), “O Melhor Amigo”, de Allan Deberton e “Querença”, de Iziane Mascarenhas.

A programação que marca a celebração da data também contempla memórias afetivas e curiosidades de bastidores do Cineteatro São Luiz, através de três vídeos divulgados ao longo do dia, que contam com depoimentos da multiartista Andreia Pires, da gestora cultural Dane de Jade (também artista) e da cantora Téti.  O projeto estará acessível nos canais digitais em três horários: 12, 18 e 21 horas. 

Ainda dentro da programação, o equipamento cultural realizará na noite de hoje, às 19 horas, a exibição do filme “A Infância de Ivan”, do diretor Andrei Tarkovski. A película, que ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1962, pode ser conferida no YouTube e fica disponível ao público por 48 horas.

Secretário da Cultura do Ceará, o historiador Fabiano Piúba destaca a importância do Cineteatro São Luiz como espaço de fomento cultural. “O equipamento é um patrimônio histórico, artístico e cultural do nosso Estado, mas também um ambiente de fomento às artes e à cultura que, desde 2015, com sua reabertura, tem sido um ambiente de uma programação diversa, contemplando a cena artística do nosso Estado, como também a cena brasileira. É um espaço de memória, recuperado para a sociedade cearense. Então é parabenizar a sua história, mas também o seu presente e sua projeção de futuro como um espaço de fomento às artes e à cultura do Brasil”.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Piúba destaca que, desde o ano passado, com a chegada da pandemia, o equipamento vem se reconfigurando e ressignificando sua programação, “expandindo a sua tela e o seu palco também para outras plataformas e canais digitais”. “Será um bom tempo de programação virtual para que vocês possam entrar no canal do São Luiz e fruir das artes, a partir desse equipamento“, declarou ele.

Serviço:

Programação de 63 anos do Cineteatro São Luiz

Quando: nesta sexta-feira (26)

Hora: playlist de aniversário (já disponível) /  exibição do filme “A Infância de Ivan (19 horas – disponível por 48 horas)

Onde: www.cineteatrosaoluiz.com.br e canal do YouTube do equipamento cultura (youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza)

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES