O conhecimento científico tem sido uma “arma” no combate à disseminação e perpetuação da desinformação e fake news durante esse período de isolamento social. Confira perfis e canais no YouTube que trazem conteúdos com embasamento e de fácil compreensão
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Assim como grandes meios de comunicação que, comprometidos com a realidade dos fatos, vêm procurando esclarecer à população sobre os cuidados reais que devem ser levados em consideração para o enfrentamento ao novo coronavírus, cientistas e pesquisadores também têm propagado informações em suas plataformas digitais encontradas na internet.
Através de dados cientificamente confiáveis e verificáveis, publicadas e postadas em canais como Youtube e Instagram, esses divulgadores da ciência conquistam mais seguidores a cada dia, com perfis dinâmicos que trazem conhecimentos relevantes e compreensíveis para dialogar com todos os públicos.
“Tenho esse trabalho de divulgação que envolve combate às fake news, mas acima de tudo procuro informar as pessoas sobre o que está acontecendo sob a luz da ciência, de forma calma, positiva e que tenha empatia”, explica o professor e biólogo Hugo Fernandes Ferreira.
Também diretor do Science Vlogs Brasil – selo de qualidade científica para o que é produzido no YouTube com cerca de 60 canais -, Hugo chama atenção e destaca que muitos desses espaços estão abordando sobre a covid-19. “Se algo vai nos tirar dessa situação, isso com certeza será a ciência”, acredita ele. Em rápida conversa com O Otimista, o cientista destacou alguns desses parceiros que estão nas plataformas digitais combatendo a desinformação.
Entre eles, o pesquisador destaca o trabalho do biólogo e doutor em Ciências, Átila Iamarino. “É um dos mais famosos sobre o assunto nesse momento, fazendo um trabalho bem visto e importante”, informa Hugo. Na página de Átila no Youtube, o leitor pode encontrar uma live sobre “Distanciamento social: até quando?”, uma entrevista com ele concedida ao programa Roda Viva (TV Cultura), assim como o vídeo “Como são os sintomas da Covid-19?”.
Hugo Fernandes também indica o canal do Youtube “Nunca vi um cientista”. “Ele é sensacional”, diz ele. Através de vídeos, o canal aborda temas como “Hidroxicloroquina serve mesmo para tratar Covid-19?”, “Isolamento e quarentena até 2022?”, “Covid-19 e a seleção natural na espécie humana”, assim como “Tudo sobre coronavírus – Informações importantes”.
MAIS
Atila Iamarino (@oatila)
https://bit.ly/2VpkI08
Hugo Fernandes Ferreira (@hugofernandesbio)
https://bit.ly/2Kk8Nun
Nunca vi um cientista
https://bit.ly/2yttqSe






















