Pela primeira vez, a Cia Terranova, de São Paulo, traz ao Nordeste os aclamados espetáculos de teatro e euritmia “Na Anatomia Oca dos Pássaros” e “A Rixa das Bruxas”. Enquanto o primeiro foi exibido nesta quinta-feira, 31, o segundo, que é destinado ao público infantil, ganha apresentações nesta sexta-feira, 1º, no Teatro Celina Queiroz, em Fortaleza. As sessões serão às 10 horas e 15 horas. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site euritmiane.com.br.
Considerada a dança da fala, onde o nosso corpo se transforma em uma grande laringe e dança para o mundo textos poéticos, palavras, histórias de vida, a Euritimia foi inaugurada na Europa no início do século XX, sob a orientação e criação do filósofo e educador austríaco Rudolf Steiner (que formulou os fundamentos da Antroposofia), e adotada no currículo de mais de 400 escolas que trabalham com a pedagogia Waldorf em todos os continentes, além de ser também praticada como complemento terapêutico em diversos países.
Com uma linguagem contemporânea particular, as coreografias eurítimicas expressam poemas e músicas segundo o movimento próprio do som – seja expresso pela palavra verbal, em poesia ou prosa, seja nos elementos da composição musical, como no tom, no intervalo, na melodia, no ritmo etc..
Os espetáculos da Cia Terranova se propõem a ampliar cenicamente a dinâmica interna dos sons, acrescentando ao Teatro a coreografia de texto e música, do modo inédito como a Euritmia o faz, permitindo expandir a cena e levar a vivência poética da alma a dimensões inusitadas.
De acordo com Valéria Nogueira, presidente da Federação das Escolas Waldorf no Brasil e professora de Euritima da Escola Waldorf Micael Fortaleza, a vinda dos espetáculos da Cia Terrabova à Fortaleza é uma oportunidade imperdível de vivenciar de perto a arte eurítimica.
“A euritmia é uma arte que traz em sua essência tornar o que é audível em visível, ela faz parte do componente curricular de todas as escolas waldorf no mundo.Temos a euritmia pedagógica, terapêutica, social, e a base de tudo é a euritmia artística. Teremos a oportunidade de apreciá-la no palco da nossa cidade, com espetáculos de excelência desta arte, encenados por essas mestras ,Renate , Marília e Juliete, referências na prática eurítimica”, afirma Valéria Nogueira.