O Centro Cultural Belchior abre nesta quarta-feira (3) inscrições para o edital Pluga & Pensa, que visa credenciar propostas de atividades culturais que serão desenvolvidas pelo equipamento. Este mês, o CCBel oferece dois cursos e um workshop gratuito
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Uma série de ações de formação, viabilizada através de grupos de estudo, cursos, palestras, oficinas, seminários, workshop e rodas de conversa. Todas voltadas para a qualificação do pensamento sobre a música, a arte e as relações entres as artes.
O Centro Cultural Belchior (CCBel) abre desta quarta-feira (3/6) até 31 de agosto inscrições para o edital Pluga & Pensa. A ideia é credenciar propostas de atividades formativas no âmbito das artes e da cultura que serão desenvolvidas pelo equipamento. As inscrições podem ser feitas no Mapa Cultural de Fortaleza (https://mapacultural.secult.ce.gov.br/). O destaque vai para os ligados ao campo da música.
“Nesse contexto de crise do setor cultural, duramente afetado em sua dimensão econômica pelas justas medidas de distanciamento social em virtude da pandemia da covid-19, o edital contribui para manter o projeto Belchior em Casa, que entra em junho no seu terceiro mês e, dessa forma, segue gerando renda para o setor, além de democratizar o acesso”, explica Lenildo Gomes, gestor do equipamento cultural.
Sendo executado há dois meses de forma virtual, em junho o projeto “Pluga & Pensa em Casa” – que teve o nome adaptado ao momento de pandemia – realizará dois cursos e um workshop até o fim do mês. Todos eles podem ser acessados gratuitamente através das ferramentas Google Classroom e Google Meet, assim como pelo canal do Youtube do centro cultural.
A produtora cultural e socióloga Hannya Melo, que atualmente faz mestrado na capital portuguesa (Lisboa) em Sociologia (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) – na área do “trabalho da cultura” – é uma das facilitadoras que vai ministrar o curso “Produção Executiva e Logística para Ações Culturais”, que tem início no dia 16.
“Para além de eventos, que começam e logo terminam, a ação cultural produz um processo que tem continuidade e gera uma responsabilidade com todos os outros profissionais das artes e da cultura. Queremos também chamar a atenção do produtor para trabalhar com essa consciência”, explica Hannya Melo.
Segundo a produtora Camila Rodrigues, que divide o curso com Hannya, “o curso será uma introdução à produção cultural e suas fases, passando pelo planejamento até a pós-produção. Vamos apresentar ferramentas, planilhas, check lists… abordar como é feita a pré-produção de um evento, as formas de gestão de recursos humanos e informações. Quem são os profissionais que trabalham numa produção cultural e artística, ressaltando as diferenças entre as linguagens. Produzir uma exposição é completamente distinto de um festival de música. Como temos uma experiência conjunta em grandes festivais usaremos também como case no curso”, adianta ela.
Serviço:
Confira a programação de cursos do mês
Workshop: “Comunicação para a Música”, com Sylvia Sussekind – 10/6, às 15h
Curso: “Produção Executiva e Logística para Ações Culturais”, com Camila Rodrigues e Hannya Melo. 16 a 19/6, das 15h às 18h
Curso: “Fotografia Básica em Tempos de Distanciamento”, com Jamille Queiroz. 23 e 16/6, das 15h às 18h
Onde: Google Classroom, Google Meet e YouTube do CCBel
Mais info: instagram @centroculturalbelchior
Mais
Confira alguns destaques da programação do CCBel deste mês
A banda pernambucana Torre apresenta uma experiência sensorial através da música no sábado (6/6)
Coletivo Girl To The Front apresenta os shows das bandas Mar de Vênus (18/6), Vira Mundo(19/6) e da artista Cynthia Petrus (20/6).






















