O artista visual Wilson Neto está pronto para encantar os visitantes do Museu da Cidade de Escópia, na República da Macedônia, com sua mais recente exposição individual intitulada “Arqueologia Reversa. Homo Ludens: Entre Fatos e Arquétipos”. Sob a curadoria do teuto-brasileiro Aldonso Palácio e da curadora franco-macedônia Gordana Velkov, a mostra mergulha os espectadores em uma jornada inspirada nos artefatos arqueológicos lúdicos descobertos nas escavações do sítio romano de Skupi, próximo à capital do país.
Inspirado pelas descobertas arqueológicas de brinquedos da antiguidade, Wilson Neto apresenta uma coleção envolvente que mescla passado e presente. Composta por 13 pinturas em grande formato sobre tecidos da série Comentário, 32 pinturas sobre papel da suíte Homo Ludens e 7 pinturas sobre papel da suíte Skupi, a exposição oferece uma visão única da pesquisa estética do artista.
A mostra não apenas celebra a produção recente de Wilson Neto em 2023, mas também lança luz sobre a interseção entre arte e história, explorando como os artefatos do passado podem informar e inspirar a criação contemporânea. Segundo o curador Aldonso Palacio, o interesse do artista brasileiro Wilson Neto pelo tema se deu através de um sonho lúcido sobre a escavação de brinquedos antigos, o que consequentemente o levou a aprofundar sua pesquisa por artefatos de civilizações passadas e seus arquétipos. “Wilson Neto é um artista de sincronicidade – um termo junguiano que sugere que, em vez de eventos aparentemente aleatórios, a realidade é governada por uma ordem invisível que conecta todas as coisas. Em vez de se concentrar exclusivamente no plano lógico e consciente, o artista permanece aberto a coincidências, ao inesperado, à espontaneidade e, por que não, à ludicidade de fazer arte”, afirma.
Sobre Wilson Neto
Wilson nasceu em Fortaleza, Brasil, em 1980, e atualmente vive e trabalha lá. Destacado por suas técnicas experimentais que utilizam materiais e suportes não convencionais, a arte de Wilson Neto é uma fusão de elementos pictóricos e visuais com tecido, pigmentos, bordados, estampas e colagem, todos convergindo para formar um trabalho acumulativo e multi-camadas, em constante expansão. Wilson Neto se destaca ao absorver seu entorno e harmonizá-lo com a cultura popular e referências ao campo expandido de Julian Schnabel, Sigmar Polke e Daniel Senise. Ele produziu objetos de arte e trabalhos coletivos com outros artistas, mas seu foco principal é a pintura. A pintura como uma superfície que alia objetividade e subjetividade, pintura imbuida com o prazer de criar algo conectado à sua vida, seu mundo e seu tempo.
Sobre o Museu
O Museu da Cidade de Escópia foi fundado em 1949 e está localizado em uma antiga estação de trem construída pelos otomanos, demolida e reconstruída pelos sérvios e parcialmente destruída no terremoto de 1963. O museu abriga espaços para exposições temporárias e um acervo permanente que representa a história de Escópia, desde os primeiros assentamentos registrados por volta de 3000 a.C. até os dias atuais.
Serviço
“Arqueologia Reversa. Homo Ludens: Entre Fatos e Arquétipos” – Exposição individual do artista Wilson Neto
De 16 a 29 de maio de 2024 no Museu da Cidade de Escópia. Santo Cirilo e Metódio, Escópia 1000, Macedônia do Norte.
Evento de abertura: 16/05/2024, às 19:30h (horário local)