Cearáprev será criada até outubro, diz Mauro Filho

A Cearáprev será criada até outubro, conforme Mauro Benevides Filho, secretário do Planejamento do Estado. A Fundação fará a gestão do sistema de previdência estadual, conforme aprovado pela Assembleia Legislativa no ano passado. O projeto está pronto, mas precisa do aval do Ministério da Economia para ser executado.

A criação da Cearáprev faz parte da reforma da previdência estadual, que, entre outros pontos, também adotou o sistema de capitalização. As mudanças só valem para servidores que ingressarem no serviço público após a vigência das novas regras.

Questionado se o Ceará adotaria o modelo de previdência em tramitação na esfera federal, que atinge servidores na ativa com regras de transição, Mauro Filho afirma que a questão precisa ser avaliada.

Redução de despesas
O titular da Seplag ainda afirma que o Ceará deve chegar a novembro com R$ 400 milhões de economia nos gastos correntes. Foram R$ 200 milhões até junho, com a outra metade devendo ser alcançada antes do final do ano. “O Ceará, em 2018, foi o estado que mais aumentou despesa com pessoal no Brasil. Isso corroeria capacidade de investimento então tivemos que fazer um ajuste muito duro”.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES