O número de turistas europeus que desembarcaram no Ceará de janeiro a abril deste ano teve um crescimento de 65,8%, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foi o maior índice de crescimento entre todos os estados do Brasil. São Paulo registou alta de 14,9%, Rio de Janeiro de 2,6%, enquanto as outras unidades federativas apresentaram queda. Considerando o número absoluto de turistas europeus, o Ceará fica em terceiro, atrás de SP e RJ. O Aeroporto de Fortaleza ocupa o quinto lugar do Brasil no ranking geral de turistas internacionais.
“Esse índice reforça o bom momento do turismo no Estado, que está crescendo mais que a média do País. Hoje somos o maior do Nordeste. Nosso esforço em garantir as novas frequências internacionais faz não só com que os índices aumentem, mas que haja impacto na economia e desenvolvimento do Estado”, afirma o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.
A França é hoje o maior mercado internacional do Ceará. A Itália aparece em segundo lugar, seguida pela Alemanha. Argentina vem em quarto, Portugal em quinto e Holanda na sexta colocação. Fora da Europa, o Ceará recebe ainda visitantes dos Estados Unidos, Colômbia, Cabo Verde e Canadá. A renda per capita do turista estrangeiro é de R$ 5,1 mil e a permanência média é de dez dias.