A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, visitou nesta quinta-feira (5), em Brasília, o 10º Salão do Artesanato, maior vitrine do artesanato brasileiro, que este ano homenageia o Estado e sua vocação produtiva para o setor. “Para nós, é motivo de orgulho expor o belo trabalho dos artesãos cearenses, um dos mais ricos do Brasil. O Governo do Ceará entende a importância do artesanato, por isso assegurou uma série de benefícios aos artesãos e vem valorizando essa arte preservando a cultura, o talento, a tradição e a arte popular de cada região do Estado”, destacou a primeira-dama.
Com um espaço de 155m², o trabalho de 1.820 artesãos de 72 entidades artesanais e grupos produtivos de 62 municípios cearenses estará disponível para venda para os mais de 80 mil visitantes que passarão pelo Parque da Cidade. Durante os cinco dias de feira (5 a 8/4), seis artesãos apresentarão ao vivo a produção das peças.
Economia
Em 2017, o artesanato cearense alcançou um volume de vendas de mais de R$ 2,3 milhões, com um total de 77.968 peças vendidas e 25.677 artesãos beneficiados. Ao fomentar o artesanato como atividade econômica sustentável, o Governo do Ceará se integra à cadeia produtiva local, valorizando a identidade cultural cearense.