Ceará Está na Moda reúne expositores e estilistas a partir desta terça-feira

Reunindo nomes nacionais, estilistas locais e mais de 100 expositores, o Ceará Está na Moda começa amanhã (23), no Centro de Eventos. Diretor dos desfiles marcados para o evento, Claudio Santana fala da evolução na moda cearense

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

O Ceará, já reconhecido pela produção têxtil, não tem deixado nada a desejar quando o quesito é criação de moda. Um exemplo disso estará exposto no Centro de Eventos do Ceará de amanhã (23) até quinta (25), com o “Ceará Está na Moda”, evento realizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), e pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

A agenda reunirá mais de 100 expositores locais, com intuito de evidenciar a qualidade da moda feita no Estado, além de uma rodada de negócios. Desfiles, fashion lab, oficinas e palestras contornam a programação.

Entre os convidados estão o estilista Alexandre Herchcovitch e o escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade, André Carvalhal; além de empresários, empreendedores e gestores, como Caito Maia (Chilli Beans), Gustavo Venâncio (Instituto C&A), Eduardo Cristian (MBA Fashion Day), Carol Fernandes (Lab de Tendências Casa Firjan), Alzira Vasconcelos (Escola O Novo Varejo da Moda) e Renato Thomaz (Água de Coco). As inscrições para participar são gratuitas e poderão ser realizadas presencialmente e por ordem de chegada.

Na passarela

Jogando luz sobre o talento dos estilistas cearenses, o evento reserva um momento para o desfile das peças criadas pelos três vencedores do concurso Jovens Criadores Senac – Sarah Veloso, Sanderson Amaral e Renê Carvalho; e duas collabs com os estilistas Ivanildo Nunes e Marina Bitu, sendo que ela apresenta a mesma coleção da São Paulo Fashion Week (SPFW). Nunes completa a lista com a coleção Resort e participa do Fashion Lab Senac, onde é desafiado a desenvolver uma peça durante os três dias do evento.

O responsável por coordenar todas criações é Cláudio Santana, nome encarregado de dirigir os desfiles da badalada SPFW. A meta dele é trazer a expertise em criar atmosferas experienciais do evento paulistano e replicar no Ceará Está na Moda. “O mais difícil é replicar exatamente o que o estilista deseja passar na apresentação da sua marca, traduzir em vídeo, som, casting de modelos e na ação do desfile”, comenta.

Ao Tapis Rouge, ele comenta que iniciativas como esta são vitais para o coração da comunidade de moda e confecção presente em solo cearense, uma vez que contam com nomes de impacto nacional, podendo despertar mais vigor nos profissionais de moda e nos jovens que se encontram em fase de formação. “O jovem não precisa mais ficar sonhando em ir para fora. Ele tem a oportunidade de se desenvolver em casa, com seus pares. A saída seria consequência de um ótimo trabalho feito aqui e isto podemos ver em casos que estão acontecendo aqui em Fortaleza, de marcas cearenses indo muito bem na SPFW”, ressalta.

Um dos novos rostos neste frenético e criativo mundo da moda é Sanderson Amaral. Ele apresentará na ocasião a Coleção Armorial, que faz parte de uma pesquisa desenvolvida a partir da memória gráfica e visual do Nordeste. “Sempre trago as referências visuais e gráficas para meu trabalho de design e essa coleção celebra o movimento armorial brasileiro, principalmente os feitos do João Samico, que tem um trabalho maravilhoso de gravura colorida, lembrando um pouco a xilogravura”, evidencia. Amaral vem trazendo um mix de materiais e técnicas, aliado à impressão manual. “Estou fazendo impressão digital e algumas peças com tecidos de jacquard, que têm uma textura bem expressiva. Os looks comunicam bem a estética do movimento, mas também brincam de ser contemporâneos”, delimita.

As expectativas dele para o evento estão nas alturas e ele destaca o caráter inovador da iniciativa, por unir a moda comercial e a conceitual mais autoral. “Por ser a primeira vez que o evento está acontecendo, será uma caixa de surpresa para todos, mas, mesmo com os desafios de unir esses dois universos, é preciso de mais incentivos até mesmo para impulsionar a produção de design”, finaliza.

Serviço

Ceará Está na Moda 
De amanhã (23) a quinta (25)
No Centro de Eventos
Acesso gratuito
Mais: cearaestanamoda.com.br

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES