Novo queridinho dos turistas brasileiros na Europa, Portugal é uma boa opção para passar o réveillon no velho continente sem sofrer tanto com o frio de dezembro. A Casablanca Turismo preparou duas opções de viagem com preço promocional para o período: uma para a capital Lisboa e o balneário Algarve, e outra somente para Lisboa.

Ambas saem no dia 27 de dezembro e têm duração de oito dias e custam a partir de R$ 4,8 mil mais taxas, com parcelamento com entrada e mais nove pagamentos mensais, incluindo hospedagem, trechos aéreos e traslado aeroporto-hotel.

Uma vez na capital portuguesa é fácil entender porque o país recebe anualmente mais de 13 milhões de turistas estrangeiros (mais que o dobro do Brasil): muita história, gastronomia rica, arquitetura peculiar e preços atrativos. No período o réveillon, por ser inverno, os museus estão com menos filas, as ruas decoradas por conta do período natalino e, principalmente em Lisboa, há um cheiro peculiar de amêndoas assadas, uma iguaria típica.

Uma das opções em Lisboa é alugar um Tuk Tuk – pequenos veículos tradicionais na Ásia –  capazes de chegar a cantos como ladeiras e vistas das sete colinas de Lisboa que os meios de transporte tradicionais não são capazes de chegar. Outra boa pedida é o tour em bonde privativo, com pastéis de Belém e vinho do Porto a bordo; visitas guiadas à oficinas de azulejaria, uma ótima pedida para as famílias, já que os visitantes confeccionam os azulejos que vão levar de recordação; e a cooking class de doçaria portuguesa, onde os visitantes se deliciam com os doces tradicionais e aprendem a fazê-los.

Outra experiência é, a partir de Lisboa, sobrevoar a região litorânea de Cascais e Estoril até o Cabo da Roca (ponto mais ocidental da Europa), voltando por Sintra, para visitar os palácios e a tradicional vila, que abriga belos exemplares da arquitetura portuguesa, como o Palácio Nacional da Pena (Mosteiro de São Jerônimo), uma das Sete Maravilhas de Portugal e tombado como patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.

Já o Algarve, a cerca de 280 km de Lisboa, é uma região que não perde o encanto mesmo no inverno – até porque o mar é gelado o ano inteiro. Localizado no extremo sul de Portugal e próximo à fronteira com a Espanha, tem mais de 100 praias ao longo de 200 km de costa. Como o litoral da região é muito acidentado, várias falésias e rochas escondem grutas e praias de água cristalina.

As mais concorridas ficam fora da capital da região, Faro, ponto de partida para quem chega de avião. É a cidade com menos cara de balneário, mas não deixe de conhecer a Marinha de Lagos, o Centro Histórico, a Avenida do Descobrimento, o Castelo dos Governadores e o Forte da Ponta da Bandeira. Lagos tem algumas das praias mais famosas do Algarve, como Dona Ana, do Camilo, e Ponta da Piedade. Já a vantagem de Albufeira tem vários parques aquáticos, incluindo o Zoomarine, e praias como Portimão, Lagoa e Vilamoura.

A companhia aérea portuguesa TAP oferece voos diretos entre Fortaleza e Lisboa seis vezes por semana (todos os dias, exceto quarta-feira), com sete horas de duração. Trata-se da rota internacional mais antiga em funcionamento, com 22 anos ininterruptos.