O Carnaval é o período em que a música e a cultura pernambucana ganham mais holofotes. A grande variedade de manifestações artísticas e culturais impressiona: Maracatus, Caboclinhos, Frevo, Bonecos Gigantes de Olinda, La Ursa, Caiporas e Papangus são parte fundamental da folia no estado.

Além do carnaval de rua, esses grupos também têm destaque e reconhecimento em eventos privados, como o Carvalheira na Ladeira, produzido pela agência Carvalheira.

O festival carnavalesco tem uma grade de programação com grupos tradicionais locais, que se unem a outras atrações nacionais, criando um caldeirão cultural. “Nossa cultura é muito rica e é muito importante fortalecer e fazer com que a população de pernambuco e de fora conheçam nosso patrimônio cultural. Essa é uma preocupação nossa desde a primeira edição do evento”, afirma Rafael Lobo, sócio da agência Carvalheira.

Com público estimado em 57% vindo de fora do Estado, o evento tem um palco exclusivo para atrações da cultura popular na entrada do evento.

Neste ano, 19 grupos das cidades de Recife, Olinda, Aliança, Triunfo, Pesqueira, Caruaru, Ferreiros, Abreu e Lima, Arcoverde, Goiana e Itamaracá foram selecionados para se apresentar no palco cultural, além de fazer cortejo durante a festa.

“Buscamos trazer diversidade para a nossa programação, é importante exaltar a cultura popular do Estado mantendo os princípios de tradição, exaltando os que fazem história no Carnaval pernambucano”, explica Lobo.

Programação Cultural

Sábado (22)
Coco Raízes de Arcoverde (Arcoverde)
Maracambuco (Olinda)
Caretas (Triunfo)
Frevart (Recife)
Bonecos Gigantes (Recife)

Domingo (23)
Banda Zé do Estado (Caruaru)
Maracatu Águia Misteriosa (Nazaré da Mata)
Boi Marinho (Recife)
Banda Pife da Inclusão (Caruaru)
Bonecos Gigantes (Recife)

Segunda (24)
Alexandre Rodrigues e Frevo Livre (Itapissuma)
Caboclinho Sete Flechas (Nazaré da Mata)
Caiporas (Pesqueira)
Bonecos Gigantes (Recife)

Terça (25)
Casas Populares da BR 232 (Caruaru)
Urso Zé da Pinga (Recife)
Alafin Oyó (Olinda)
Frevart (Recife)
Bonecos Gigantes (Recife)