Bartolomeo Rongone deixa a Bottega Veneta e assume comando da Moncler

Bartolomeo Rongone, atual diretor executivo da Bottega Veneta, deixará o cargo a partir de 31 de março de 2026 para assumir a posição de CEO da Moncler. A informação foi confirmada nesta terça-feira (20) em comunicado oficial do grupo Kering, controlador da maison italiana, que destacou a transição como parte de um novo ciclo profissional do executivo no setor de luxo.

No comunicado, Luca de Meo, CEO da Kering, agradeceu a Rongone pela atuação à frente da marca ao longo dos últimos seis anos. “Gostaria de agradecer a Leo Rongone pela sua liderança e pelo contributo significativo que deu à Bottega Veneta. Durante o seu mandato, alcançou marcos importantes com a sua equipa e apoiou o desenvolvimento contínuo da Maison”, afirmou, desejando sucesso ao executivo nos próximos desafios.

Rongone comandou a Bottega Veneta desde 2019, período marcado por transformações estratégicas e mudanças criativas relevantes. Sob sua gestão, a marca atravessou a saída de Daniel Lee, em 2021, a chegada de Matthieu Blazy — hoje diretor criativo da Chanel — e, mais recentemente, a nomeação de Louise Trotter. Segundo a Vogue, foi nesse intervalo que a grife consolidou sua expansão global, deixando o perfil de atelier artesanal para ganhar escala internacional. Em 2024, as vendas alcançaram €1,7 bilhão, e, em 2025, a marca registrou crescimento de receitas 3% superior à média do grupo Kering.

Antes de assumir a Bottega Veneta, Bartolomeo Rongone atuava como analista de mercado no segmento de luxo e ingressou no grupo Kering em 2012, como diretor de operações da Yves Saint Laurent. Paralelamente ao anúncio de sua saída, a Kering informou que já iniciou o processo de seleção do novo CEO da maison fundada em 1966 por Renzo Zengiaro e Michele Taddei, criadores do icônico intrecciato, assinatura da marca.

Rongone assumirá oficialmente a liderança da Moncler em 1º de abril de 2026, segundo a agência Reuters. O grupo italiano também confirmou que Remo Ruffini deixará o cargo de CEO para se tornar chairman, concentrando-se nas decisões estratégicas e na direção criativa da empresa, em uma reorganização que marca uma nova fase para a marca de luxo especializada em outerwear.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES