A alegria paraense vai embalar a noite de Fortaleza neste sábado (17), com o show da cantora Joelma no Iguatemi Hall. Trazendo sua turnê “Isso é Calypso”, a artista celebra sua trajetória ao lado de convidadas especiais
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
O voo da cantora Joelma vai aterrissar na capital cearense na noite deste sábado (17). A artista paraense, uma das mais versáteis e completas intérpretes do Brasil, realiza show no Iguatemi Hall com a sua turnê Isso é Calypso. Além de apresentar ao público um repertório repleto de sucessos, o espetáculo da ex-vocalista da Banda Calypso trará como convidadas as cantoras Mara Pavanelly, figura emblemática do forró, Zaynara, nova promessa nacional da música, e Viviane Batidão, reconhecida como a “Rainha do Tecnomelody”.
Já tendo percorrido diversas capitais e cidades fora do país, essa é a segunda vez que Joelma desembarca com a turnê em Fortaleza. “A expectativa é de muita alegria. Tenho lembranças maravilhosas de Fortaleza. É sempre incrível poder voltar e festejar, inclusive, junto de vários fã clubes que vêm de longe, com as caravanas”, expressa a artista. Joelma relembra ainda que sua última passagem pela cidade alencarina ficou marcada pela superação e pelo carinho do público cearense. “O último show que eu fiz em Fortaleza, lembro que estava com sequelas bem acentuadas da covid e, por isso, pensei em cancelar o show. Mas graças a Deus eu tive condições de subir naquele palco e nesse dia quem deu o show foi a galera. Aquilo ficou marcado pra mim como um presente divino. (…) sempre na minha memória”, revela.
Repertório
Seja em carreira solo ou enquanto líder vocal da Banda Calypso, Joelma acumula diversos sucessos nas paradas nacionais, como A Lua me Traiu, Pra te Esquecer, Cavalo Manco, Dançando Calypso, Pra Me Conquistar, e muitos outros. No entanto, segundo a cantora, a extensa quantidade de suas músicas que nunca saíram da boca do povo, acabou dificultando a escolha do repertório dos shows da turnê. “Graças a Deus temos vários hits. Fica bem complicado às vezes fazer o repertório, porque cada um pede uma música e assim fica difícil”, pontua a artista. Apesar disso, a revela que o público entra em consenso quando se trata de um hit específico. “O que não pode faltar mesmo, atualmente, é o ‘tacacá’. Sem essa a galera não me perdoaria”, brinca Joelma se referindo a música Voando pro Pará.
Ainda de acordo com a cantora, o legado construído a partir dos seus sucessos musicais, motivou, inclusive, a realização da própria turnê. “Isso é Calypso, na minha cabeça, era tudo o que a gente tinha feito no passado. Mexeu muito com a minha memória (…) e aí eu comecei a ver todos os DVDs, arranjo, coreografia, figurino e começamos a recriar tudo. O objetivo realmente era mexer com as emoções e realmente foi tudo isso que aconteceu. Tinha hora que eu chorava e tinha hora que eu ria, foi bem legal, bem divertido e muito rico, porque geralmente eu não voltava pra ver o que eu tinha feito, já embarcava em novos projetos ”, conta Joelma, sobre a oportunidade de revisitar seu trabalho e trajetória.
Futuro e Música
Quarta turnê de Joelma, iniciada em 2021, a Isso é Calypso tem sido o grande foco até então. Seus planos mais recentes para o futuro incluem a conclusão da maratona de shows que vem realizando. “Atualmente eu quero concluir a Isso é Calypso. Faltam duas etapas. Preciso primeiro concluir esse projeto para depois pensar em novos”, afirma.
Apesar da afirmação quanto a novas grandes empreitadas como a que vive atualmente, Joelma não deixa de renovar sua discografia. Seu mais recente lançamento nas plataformas de áudio e vídeo, Respingo de Saudade, já conta com milhares de reproduções. “A gente acabou de lançar. É uma coisa nova, um ritmo que o Pará consome muito. Um merengue acelerado, que chamamos de ‘soca’. A galera consome muito esse ritmo, mas os artistas não gravam, eu percebi isso. Por isso, eu resolvi fazer esse ritmo. Ele é muito alegre e é muito dançante, você dança sem querer dançar. É incrível”, conta Joelma.
Serviço
Joelma com a turnê “Isso é Calypso”
Neste sábado (17)
Iguatemi Hall
Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz
Ingressos em www.bilheteriavirtual.com.br e bilheteria do local