Atores comemoram o fim da greve em Hollywood; saiba o que muda

Após 118 dias, a greve dos atores de Hollywood finalmente chegou ao fim. O acordo firmado entre o Sindicato de Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e os estúdios (representados pela Alliance of Motion Picture and Television Producers, a AMPTP) foi aprovado de forma unânime pelo comitê do sindicato e será encerrado na virada de quarta para quinta-feira, 9 de novembro, à 0h01.

A greve começou em 13 de julho e paralisou a produção de filmes e séries em Hollywood. O sindicato reivindicava melhores salários, benefícios e mais controle sobre o uso de inteligência artificial.

Com o fim da greve, os atores poderão voltar a gravar e promover seus trabalhos. Segundo as organizações, o contrato foi avaliado em mais de um bilhão de dólares. Em virtude da pendência de aprovação da Diretoria Nacional, os valores e especificações exatas do Acordo Provisório ainda não foram divulgados. Até o momento, tanto a AMPTP quanto o SAG-AFTRA já listaram as diretrizes que foram definidas.

Diversas produções, como Gladiator 2, Deadpool 3 e Beetlejuice 2, devem retomar as filmagens o quanto antes.

Confira abaixo algumas manifestações de atores:

Conseguimos!!!! O negócio de mais de um bilhão de dólares! Três vezes maior que o último contrato! Novos caminhos foram abertos em todos os lugares! Obrigada aos membros do SAG-AFTRA por aguentarem e resistirem a este acordo histórico! Obrigada comitê de negociações, capitães de ataque, equipe, Duncan & Ray, nossos advogados, a equipe de IA, família e amigos. Nossos sindicatos irmãos por seu apoio incansável! E à AMPTP por nos ouvir e chegar a esse momento!

Fran Drescher, Presidente do SAG

SIM!!! Aleluia. [Agora] posso twittar um determinado trailer que me deixa MUITO ANIMADO à meia-noite

Kumail Nanjiani, astro de Eternos

Vamos! Muito obrigada comitê de negociação!

Felicia Day, de Supernatural

Nós trabalhamos duro. E não cedemos quando alguns tentaram nos forçar. E conseguimos o acordo que precisávamos no final

Lisa Ann Water, de Abbott Elementary

Nós conseguimos!! Esse sentimento é uma loucura. Os atores saíram da pandemia com pouco ou nenhum trabalho e foram direto para uma greve… todo o ímpeto foi esmagado. Tem sido mais desafiador do que nunca ser ator. Isso me fez questionar se essa carreira era viável para mim. Hoje me sinto revigorada

Jamie Miller, de Apresentando os Ricardos

Principais mudanças do acordo

  • Aumento salarial: O acordo prevê um aumento salarial de 2,5% para todos os atores, além de um aumento de 4% para figurantes.
  • Bônus de streaming: O acordo também estabelece um bônus de participação em streaming para os atores, que será baseado no desempenho dos filmes e séries em plataformas de streaming.
  • Proteção contra a inteligência artificial: O acordo inclui novas regras para o uso de inteligência artificial na produção de filmes e séries, que visam proteger os atores da substituição por computadores. Este foi o último tópico de acordo entre as exigências.
  • Melhorias para minorias: O acordo inclui novas provisões contratuais que protegem minorias, como um aumento salarial para atores negros e latinos.
RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES