Adaptando caso real de assassinatos indígenas, Martin Scorsese retorna em sua melhor forma com o filme Assassinos da Lua das Flores, que chega aos cinemas nesta quinta-feira (19). Protagonismo é dividido entre Leonardo DiCaprio e Robert De Niro
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Cinéfilo ou não, todo mundo conhece ou já ouviu falar em Martin Scorsese. Considerado um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos, ele já esteve à frente de obras que tornaram-se clássicos da sétima arte, como Taxi Driver – Motorista de Táxi (1976) e Os Bons Companheiros (1990). Agora, ele retorna com mais uma cartada, apontada pela crítica especializada como o melhor filme feito por ele em décadas. Trata-se de Assassinos da Lua das Flores, com estreia marcada para esta quinta-feira (19).
O longa-metragem, com produção da Apple Studios, traz como protagonista ninguém menos que Leonardo DiCaprio, um dos queridinhos do cineasta norte-americano. Quem também está no elenco principal é o astro Robert De Niro, outro rosto que colaborou várias vezes com Scorsese, entregando vários papéis memoráveis. Eles são Ernest e William Hale, respectivamente, cuja a relação que os liga é a de sobrinho e tio. A dupla entra em cena para dar vida a um caso real que se tornou conhecido como “Reino do Terror”, culminando no assassinato dos índígenas Osage, nos Estados Unidos.
As mortes em série ocorreram mais fortemente nos anos 1920, no estado de Oklahoma. Fixados no território em questão, a tribo fez acordo com lideranças governamentais, tornando-se donos das terras e também do que nelas fosse encontrado. Entretanto, ficou definido que tais pedaços de terra não poderiam ser comercializados ou, quando muito, deveriam ser herdados por descendentes diretos. Acontece que o território em questão resguardava algumas reservas de petróleo.
O aparecimento do combustível fóssil e da fortuna despertou o interesse de quem queria a todo custo aquelas terras. Isto acabou resultando na morte de vários indígenas, inclusive por envenenamento, e na extinção de várias famílias, incluindo a de Wah-kon-tah-he-um-pah, que passou a se chamar Mollie e estará retratada no longa-metragem de Martin Scorsese, sendo interpretada pela atriz Lily Gladstone.
Assassinos da Lua das Flores se inspira no livro best-seller homônimo de David Grann e apresenta De Niro como um magnata que influencia filhos e sobrinhos, dentre eles o personagem de DiCaprio, a se relacionarem com mulheres da tribo Osage. É então que ele conhece Molly (Lily Gladstone), com quem se casa e tem três filhos. Após um período, membros da família dela começam a morrer inesperadamente, enquanto William Hale se mantém no poder, controlando autoridades locais.
Ao longo de quase três horas e meia de duração, banho de sangue não para de crescer e Ernest se vê encurralado entre a influência do tio, o desejo por dinheiro e o amor surgido entre ele e Molly, mulher que clama desesperadamente por vingança em nome de seus entes queridos.
O elenco traz, ainda, Brendan Fraser (A Baleia), Jesse Plemons (Ataque dos Cães), Cara Jade Myers (A Presença), JaNae Collins (Rutherford Falls), Jillian Dion (Legião) e Tantoo Cardinal (Terra Selvagem). O roteiro tem a assinatura de Eric Roth (Forrest Gump: O Contador de Histórias).
Mais
Assista ao trailer:
Serviço
Assassinos da Lua das Flores
Filme estreia nesta quinta-feira (19) nos cinemas e, posteriormente, na AppleTV+
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 3h26min