Nem só de grandes nomes do sertanejo vivem as lives. Artistas cearenses, nordestinos ou mais conhecidos por estas bandas também fazem bonito em transmissões ao vivo no YouTube. Confira alguns números e a agenda de apresentações

Luiz Cláudio Morais
luizclaudio@ootimista.com.br

Os cenários são cada vez mais produzidos. A qualidade do áudio e do vídeo é excelente. Não à toa, as lives vêm atraindo cada vez mais público durante estes tempos de pandemia. Para o artista, é uma maneira de se manter ativo, de se envolver com o público em tempo real, de lançar novos trabalhos e até gravar um DVD. A tudo isso, some-se a possibilidade de ajudar a quem precisa por meio de doações.

Grandes nomes do cenário nacional, como Marília Mendonça, Gusttavo Lima e Jorge e Mateus atingiram um patamar de popularidade altíssimo em suas transmissões. São milhões de pessoas assistindo aos shows simultâneamente. Mas a internet é democrática. E nela tem espaço para todos.

Entre os artistas cearenses, as lives também são garantia de sucesso de público. Nesse quesito, Wesley Safadão e Xand Avião comandam. Em live transmitida no dia 5 deste mês, Xand atraiu mais de um milhão de espectadores simultâneos e quase 8 milhões de visualizações. Nascido em Natal, mas tendo Fortaleza como casa, Dorgival Dantas também fez bonito. Sua live do dia 10/5 já contabiliza 680 mil views no YouTube, com 102 mil pessoas assistindo ao vivo.

Uma das cantoras de forró de maior sucesso no Estado, a pernambucana Mara Pavanelly já pode ser considerada uma figurinha carimbada das lives, e os fãs têm correspondido. O show do último dia 14 soma mais de 770 mil acessos, e atingiu o top 5 de vídeos mais vistos do YouTube no dia seguinte. Outro grande nome do forró, Vicente Nery tem se apresentado com frequência em seu canal da plataforma de vídeos. O resultado é a marca de 1 milhão de visualizações. Neste domingo (24), ele “sobe ao palco” mais uma vez. Outro que ultrapassou a marca de 1 milhão de views foi Wallas Arrais, em show transmitido no dia 24 de abril.

Os números foram divulgados pela Mob Telecom, empresa responsável por lives de artistas como Xand Avião, Limão com Mel, Dorgival Dantas, Beto Barbosa, Aldair Playboy, Eric Land e Felipão. “Elas têm sido um momento de entretenimento durante essa crise, e ao contrário do que as pessoas achavam, estão com audiência cada vez maior. E a tendência é continuar crescendo. Já fizemos 39 lives até o momento e acumulamos mais de 23 milhões de views no total. Estamos começando a trabalhar as grandes lives, mas apoiando também as pequenas, não só da música”, diz o CCO – Líder comercial e atendimento de clientes da Mob, Sayde Bayde.

Humor

Os humoristas também não ficaram de fora da onda. Os tradicionais shows de comédia resgatam os risos nesse período difícil e até ajudam a melhorar a imunidade, dando aquele alívio no estresse. Lailtinho Brega é um dos idealizadores do formato da Arena do Humor. “O artista tem que produzir. A intenção é multiplicar nossa ação de trabalho”, conta. O espaço já recebeu nomes como Luana do Crato, Mastrogilda e Manguaça, e planeja outras transmissões nas próximas semanas.

Mais

Confira as lives programadas para os próximos dias:

22/05 – Zé Cantor (18h)

23/05 – Fábio Carneirinho (16h)

23/05 – Tony Guerra (17h)

23/05 – Limão com Mel (20h)

24/05 – Aldair Playboy (15h)

24/05 – Vicente Nery

29/05 – Eric Land (sem horário definido)

30/05 – Samyra Show (15h)

30/05 – Monique Pessoa (17h)

06/06 – Felipão (17h)

06/06 – Brasas do Forró (17h)

07/06 – Michele Andrade (15h)

13/06 – Xand (sem horário definido)

19/06 – Jonas Esticado (sem horário definido)