Arialdo Pinho comemora crescimento do turismo no Ceará

O Aeroporto Internacional Pinto Martins registrou um crescimento de 26% no número de desembarque de passageiros em voos internacionais em julho deste ano. Conforme dados do setor de imigração da Polícia Federal, a quantidade de desembarques nesses voos passou de 11.775 passageiros, em julho de 2016, para 14.423 passageiros, em julho deste ano. Os dados são referentes aos voos internacionais que chegam diretamente a Fortaleza.

Quando considerado o período de janeiro a julho deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 8%, totalizando 72.732 passageiros em 2017. “Esse crescimento é uma resposta ao nosso investimento em divulgação do Ceará nos principais mercados emissores, como Portugal, Itália, Alemanha, Argentina. Temos feito publicidade nesses países e também levado o que o Ceará tem de melhor às principais feiras de turismo do mundo”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.

Fortaleza conta hoje com voos diretos da Alemanha, Argentina, Colômbia, Cabo Verde, Estados Unidos, Itália, Guiana Francesa e Portugal, que representa 52% do total de visitantes. “Também recebemos estrangeiros por outros portões de entrada, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife”, ressalta o secretário. Conforme dados da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), o gasto per capita do turista internacional é de R$ 4.548,50, com permanência média de 9,7 dias.

Perfil do turista
De acordo com dados da Polícia Federal, os turistas internacionais que vieram ao Ceará no mês de julho eram predominantemente residentes na Europa. A Argentina foi o principal emissor de turistas (23,7%), seguida pela França (18,8%), Portugal (11%) e Itália (10,2%). Considerando todo o primeiro semestre, Portugal fica em primeiro lugar, com 18,7%, seguido pela Itália (14,7%), França (13,2%), Argentina (11,8%) e Alemanha (8%).

De acordo com dados da Setur, 64,3% dos turistas internacionais utilizaram a rede hoteleira formal (hotéis, resorts, flats, pousadas e albergues) e o restante ficou hospedado na casa de parentes/amigos e/ou alugueis por temporadas. A maioria dos turistas possui curso superior (82,2%), tem de 26 a 50 anos (65,8%) e vem acompanhado de familiares (42,2%).

Outro fator determinante é o grau de satisfação desses turistas, já que 56,7% considerou que o Ceará superou suas expectativas. Para 33,3%, o destino correspondeu plenamente ao esperado. Na hora da escolha do destino, 79,9% optou primeiramente pelo Ceará. Os demais planejaram outros destinos, mas acabaram decidindo pelo Ceará.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES