Anastácia e Daniel Gonzaga apresenta o forró que marcou gerações em show neste fim de semana

A Rainha do Forró, Anastácia, e o herdeiro musical de Luiz Gonzaga, Daniel Gonzaga, se apresentam com seu show especial ‘Sanfona Sentida’, neste domingo (28) no Cineteatro São Luiz. A apresentação promete uma noite mágica, com um repertório alegre e repleto de clássicos do forró que marcaram diferentes épocas

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br

Em um encontro único e especial, o palco do tradicional Cineteatro São Luiz, um dos espaços culturais mais importantes do Ceará, recebe a Rainha do Forró, Anastácia, e o compositor Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha (1945-1991) e neto do lendário Luiz Gonzaga (1912-1989). Apresentando o show Sanfona Sentida, os artistas cantam neste domingo, 28, às 18h. O espetáculo promete uma noite de muitas emoções, na qual o público poderá acompanhar a jornada musical desses dois grandes nomes da música brasileira, com um repertório que celebra suas trajetórias e origens.

“Daniel é casado com minha neta Carolina Albuquerque, e pelo convívio eu tive a ideia, achando que seria legal a gente se juntar pra fazer show. Eu divulgando a minha parte como compositora e parceira do Dominguinhos com 260 músicas gravadas, mas também o Daniel com o parentesco que ele tinha (…) achei que seria uma oportunidade legal poder divulgar esse trabalho dessas pessoas que foram tão importantes para a música brasileira, mas também valorizar a música do Nordeste”, explica Anastácia sobre como surgiu a parceria com Daniel.

Repertório

Com uma hora e meia de duração, o show Sanfona Sentida, batizado assim em homenagem a um grande sucesso musical composto por Anastácia em parceria com Dominguinhos e gravado por Luiz Gonzaga, tem um repertório descontraído, com algumas surpresas, como revelam Anastácia e Daniel. “É um show repleto de sucessos, mas também traz alguns lados B. Conta com músicas minhas e da Anastácia, como Chamego Igual ao Seu e Xote da Saudade. O repertório foi pensado para o público cantar e dançar”, relata Daniel. “A gente não segue muito o script, mas procuramos fazer um show bem leve e ao mesmo tempo com muita alegria, porque a música nordestina é uma música alegre”, complementa a Rainha do Forró.

Apesar de não eleger uma parte favorita do show, Anastácia exalta o momento próximo ao encerramento da apresentação, quando canções consagradas são cantadas e a plateia tende a se engajar ainda mais. “Músicas que são cantadas há quase 100, 60, 50 anos ou mais. Asa Branca tem quase 80 anos, Só Quero Xodó poucos menos, então as pessoas participam e o show termina sempre em alta”, conta. Já Daniel escolhe a abertura, quando os dois iniciam um diálogo que remete às interações que eles têm em família normalmente. “Eu acho que esse é um show ‘preferido’. Estar com Anastácia é uma sorte. Quando começa o show é um dos meus momentos preferidos, no qual vou levando ela pelo braço e faço uma reverência a ela”, diz.

Preparação
A fé caminha junto do ofício de Anastácia. A cantora conta que antes de se apresentar costuma rezar, como um ritual pré-show. “Quando eu vou cantar eu rezo, porque eu acredito muito em Deus. E pra mim, cantar é uma dádiva divina, porque música é uma terapia para o espírito e para o corpo. Entro com o pé direito e certa de que eu vou levar uma mensagem muito importante pras pessoas, a da alegria. Quando começamos a interagir com as pessoas, automaticamente já é uma troca de energia benéfica para eles e pra nós também”, expõe Anastácia. Já Daniel diz que não possui nenhum pré-ritual. “A gente passa o show com a banda, música a música, e lembra do repertório como um todo. Eu gosto de estar sempre com a banda, a Anastácia fica mais quietinha”, declara.

Futuro
Os próximos passos dos artistas já estão traçados. Daniel, além de tocar projetos solos, como um disco recém-lançado, acompanha Anastácia produzindo seus dois próximos trabalhos. “Eu lancei um álbum há três meses, chamado Maestria, que conta com parcerias com grandes nomes, como a própria Anastácia, Zeca Baleiro, Flávio Leandro, entre outros. Também estou produzindo dois discos novos para Anastácia, um de samba e um de forró pé de serra, os dois sem título ainda. Além disso, pretendemos continuar com o show Sanfona Sentida por um tempo, porque é um show que se reinventa e se realimenta. É um show fantástico, bem educativo, dançante e sempre apresenta coisas novas. E se tivéssemos tempo, faríamos mais ainda”, conta Daniel. Com seus próximos lançamentos planejados, Anastácia, com mais de 80 anos, afirma que o seu futuro é permanecer na música. “Estou com 84 anos e enquanto eu tiver voz eu quero cantar meu forró, enquanto eu estiver viva eu quero conviver e viver com a música, que faz muito bem ao meu espírito”, diz.

SERVIÇO

Sanfona Sentida, com Anastácia e Daniel Gonzaga
Domingo (28), às 18h
80min | Classificação indicativa: Livre
Entrada R$ 80(inteira) e R$ 40 (meia – limitação de 40%)
No Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500, Centro)
Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a Sexta – 9h30 às 18h / Sábado – 9h30 às 17h. Horários sujeitos a alterações, de acordo com a programação.
Contato: (85) 3252.4138
Venda online: sympla.com.br

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES