Alimentação está diretamente ligada ao bem-estar. Uma dieta com alimentos ricos em triptofano, aminoácido que ajuda na produção do hormônio da felicidade, pode ser uma grande aliada para você estar sempre com disposição e bom-humor
Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br
Diversas pesquisas científicas comprovam a relação direta entre uma alimentação saudável e o bem-estar das pessoas. Um estudo realizado na Inglaterra, com cerca de 200 voluntários, percebeu mudança no humor dos participantes ao diminuírem o consumo de açúcar, cafeína, álcool e chocolate e aumentarem o de frutas, peixes e líquidos. Denominado Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor), o estudo constatou que 26% dos participantes apresentaram melhora na instabilidade emocional, 24% na depressão e 26% em ataques de pânico e ansiedade.
As alterações no nosso estado de espírito não se dão apenas pelas mudanças físicas que ajudam a elevar ou diminuir a autoestima. É fisiológico. “Alguns alimentos são ricos em triptofano, um aminoácido que ajuda na produção da serotonina – um neurotransmissor responsável pela produção do bom humor e da felicidade”, explica a nutricionista clínica Fabiana Fontes, da clínica Reviva Nutrição.
Alguns dos alimentos ricos em triptofano são banana, aveia, peixes (principalmente atum e salmão), pão e arroz integral, queijo, ovo, amendoim, castanhas e cacau. Este último, por sinal, é o responsável pelo chocolate sempre figurar entre os alimentos que nos dão a sensação de prazer. “O problema é que as pessoas escolhem muito errado o chocolate ou comem em grande quantidade. O ideal é quanto mais cacau, melhor: chocolates com 70% ou 80% cacau. Já o chocolate ao leite tem uma quantidade muito baixa de cacau, ele tem mais açúcar e gordura”, pontua Fabiana.
Mais aliados do bom humor
Outra forma de manter o bom humor através da alimentação é consumindo regularmente alimentos que ajudem no bom funcionamento do intestino, como os ricos em fibra e muita água. Problemas de constipação ou alteração da microbiota intestinal podem implicar em irritabilidade. Isso porque cerca de 90% da serotonina é produzida no intestino.
A qualidade do sono também precisa estar boa para que o bom humor e a disposição andem juntos. Daí a importância de consumir alimentos ricos em melatonina, hormônio que regula o sono. Entre eles estão kiwi, cenoura, arroz integral, uva, cereja, morango, além de ovos, peixe, carne e leite.
Cuidado!
Como na maioria dos problemas de saúde ligados à alimentação, os alimentos ultraprocessados e industrializados, que contém muito conservante e corante, são inimigos do bom humor. Segundo Fabiana Fontes, eles podem causar irritabilidade. “Alimentos muito gordurosos também podem ajudar a reduzir a quantidade do triptofano de outros alimentos, prejudicando a qualidade do nosso humor”, ressalta a nutricionista.
Ela alerta ainda para a quantidade de café ingerida ao longo do dia. Em excesso, a cafeína pode provocar também irritabilidade, interferir na qualidade do sono e, consequentemente, deixar a pessoa com pouca disposição para iniciar o dia. Da mesma forma são as bebidas alcoólicas, que apesar de causarem euforia momentânea, quando consumidas em excesso, podem afetar a concentração, memória e levar até a uma depressão. “O consumo de álcool precisa ser muito moderado, tentando também escolher melhor as bebidas. Um gin, um vinho por exemplo, que tem maior quantidade de antioxidante”, aponta Fabiana.