Um luxuoso navio passeia por águas egípcias até que um assassinato interrompe o glamour e o clima festivo do passeio. Este é o pano de fundo para Morte no Nilo, longa baseado na obra da escritora Agatha Christie, que chega hoje (10) aos cinemas
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Em meio ao luxo e a paixões avassaladoras, um acontecimento rompe com as festas e promete tirar a paz de todos os tripulantes a bordo do S.S. Karnak: um misterioso assassinato. Assim se desenrola Morte no Nilo, novo longa do diretor Kenneth Branagh, adaptado da obra homônima de Agatha Christie, que chega aos cinemas brasileiros hoje (10) e se apresenta como uma boa pedida para os amantes de um suspense daqueles que não se pode desgrudar da tela, sob pena de deixar passar uma pista crucial.
O filme chega quatro anos após o lançamento de Assassinato no Expresso do Oriente (2017) e pode ser considerado uma sequência ou spin-off, dado que continua na sequência de investigações do detetive Hercule Poirot, personagem clássico das obras de Agatha. No longa, ele é vivido por Branagh, que repete a dobradinha do último trabalho que bebeu na fonte dos romances policiais da escritora. Elenco principal conta também com Gal Gadot, Jacqueline de Bellefort e Armie Hammer.
Viagem só de ida
A produção acompanha Poirot de férias em um cruzeiro no rio Nilo, no Egito. Contudo, o próprio detetive estranha o convite e, durante a viagem, descobre um assassinato. A partir daí, parte para uma investigação onde todos a bordo são suspeitos.
Dessa vez, a história é centrada em Linnet Ridgeway (Gal Gadot), uma mulher rica, que herdou uma fortuna de seus pais, e está em um cruzeiro de lua de mel com Simon Doyle (Armie Hammer). Porém, a bela mulher é morta na calada da noite e quase todos os passageiros têm motivos para matá-la. Ao passar das investigações, que ocorrem no próprio barco, novas mortes acontecem com o intuito de encobrir a verdade e o caso acaba sendo mais difícil de ser solucionado.
O filme promete chamar atenção por trazer paisagens panorâmicas do deserto egípcio e das majestosas pirâmides de Gizé, intercalando cenas no Nilo, mas também em terra firme. Tudo isso sendo pano de fundo para um ambiente de ciúmes, inveja e viajantes que resguardam muitos segredos.
Elenco polêmico
O filme começou a ser gravado em 2019 e acabou esbarrando com a pandemia, fazendo com que os planos para o lançamento fossem postergados. Neste intervalo, houve muito tempo para o elenco se envolver em polêmicas. Armie Hammer (Me Chame Pelo Seu Nome) foi acusado de abuso sexual em 2021, o que o fez deixar o elenco de Shotgun Wedding, filme onde contracenaria com Jennifer Lopez. Outro rosto que esteve em alta nos tabloides foi o de Letitia Wright (Pantera Negra), também presente em Morte no Nilo. A atriz adotou posturas anti-vacinas e quase foi cortada do elenco de Pantera Negra: Wakanda Forever. Annette Bening, Ali Fazal e Tom Bateman também integram o elenco do suspense. Será que o diretor acertou nesta nova adaptação? Estaria nascendo uma nova saga nos cinemas?
Serviço
Morte no Nilo
Direção de Kenneth Branagh
Com Kenneth Branagh e Gal Gadot
Estreia hoje (10) nos cinemas
Mais
Livros de Agatha Christie para conhecer mais sobre o detetive Hercule Poirot
– A Casa do Penhasco
– O Assassinato de Roger Ackroyd
– O Misterioso Caso de Styles
– Treze à Mesa
– Poirot Investiga