O ato de cuidar representa preocupação, acolhimento, proteção, interesse, mas acima de tudo é prevenção. Tudo o que cuidamos tem maior chance de perdurar ao longo do tempo. O ato de cuidar envolve muitos sentimentos, mas a precaução talvez seja o mais latente. E para falar sobre “A pessoa no centro do cuidado” como medida de prevenção ao câncer de mama, a médica oncohematologista, vice-presidente do Instituto Roda da Vida, Paola Tôrres, vai ministrar, nesta quinta-feira (14/10), a partir das 17h30. O evento é promovido pelo IBEF Mulher e exclusivo para associados e convidados.

A palestra será da forma híbrida, ou seja, presencial, no auditório do LC Corporate (Av. Barão de Studart, 300, Meireles), e por meio da plataforma Zoom e simultaneamente no canal do IBEF-CE no YouTube. As vagas são limitadas.

“O Outubro Rosa é um movimento de conscientização para a prevenção e o cuidado com o câncer de mama. Esse cuidado, muitas vezes, até por falta de informação, parece ser um cuidado só para mulheres, quando os homens, em sua maioria, desconhecem que a doença também pode ser também em homens. Nós tivemos todo cuidado em escolher uma profissional que tem propriedade para falar sobre o tema, e que com muita emoção, muita fibra e vai abrilhantar esse momento de informação e conscientização. Nosso evento será mais que informação, será uma experiência de vida da Dra. Paola”, disse a líder do IBEF Mulher, Luiza Alyne Menezes.

DADOS
Só o Ceará tem uma taxa estimada de 50,54 casos novos para cada 100 mil mulheres em 2020, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ainda segundo dados do Instituto, a doença é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país. Já o diagnóstico precoce possibilita que as chances de cura sejam muito maiores para a paciente, chegando a 95%.

REDUÇÃO DE RISCO
A redução de risco e o diagnóstico precoce da doença seguem sendo os principais fatores para reduzir a mortalidade por câncer. Segundo o INCA, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos. Entre eles estão:
– Praticar atividade física regularmente;
– Alimentar-se de forma saudável;
– Não fumar;
– Ter o peso corporal adequado;
– Não ingerir bebidas alcoólicas.

SERVIÇO:
Palestra do IBEF Mulher “A pessoa no centro do cuidado”
Data: Quinta-feira (14/10)
O evento é promovido pelo IBEF Mulher e exclusivo para associados e convidados. *Evento exclusivo para associados e convidados