Você sabe qual a bicicleta ideal para você? A bike fit é a avaliação que vai garantir a escolha perfeita para o seu biotipo e seu objetivo. Veja o que você precisa considerar antes de comprar uma bike nova

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

Durante este ano de pandemia, com o necessário distanciamento social e com muita gente evitando andar em transporte coletivo, as bicicletas invadiram as ruas. Seja para a prática de esportes, lazer ou deslocamento na cidade, elas estão em alta. Mas você sabe como escolher a bicicleta ideal para o seu biotipo e para o seu objetivo?

Apesar de parecer simples, a escolha de um modelo errado para você pode trazer danos que vão desde lesões até a desistência de pedalar por não se tornar uma atividade prazerosa. “Vários fatores irão influenciar na escolha da sua bike: seu biotipo, a sua forma física, dos seus membros inferiores e superiores irão repercutir diretamente nos ajustes da sua bike”, explica o educador físico e especialista em bicicletas, Fernando Miranda.

Segundo ele, uma forma simples e prática de saber o tamanho da bicicleta que você deve adquirir seria seguindo as medidas padrão indicadas pelo fabricante, porém, em cerca de 50% das vezes, elas não estarão adequadas ao biotipo do comprador por se basearem apenas na estatura do ciclista. A melhor forma para escolher uma bicicleta ideal é, para o profissional, fazendo uma avaliação que se chama bike fit.

O que é bike fit?

A bike fit consiste numa avaliação biomecânica para entender as variações do ciclista. Ela vai avaliar os pés, tornozelos, joelho, pélvis e coluna, tanto parados quanto em movimento. Primeiro é feito um teste físico e depois, um teste dinâmico em que a bicicleta vai para um rolo de treino e são colocados sensores nos pontos antropométricos do corpo do ciclista. Enquanto ele pedala (na própria bicicleta ou em uma semelhante à que irá comprar), os sensores dão informações sobre ângulos e graus para o melhor ajuste da bicicleta.

De acordo com Fernando Miranda, que é também bike fitter – profissional que faz a avaliação -, o ideal é que você deixe para comprar a bike após a avaliação, que custa em média R$ 300. “A partir desse momento, se escolhe a melhor bike, os melhores componentes, os tamanhos que irão influenciar diretamente numa melhor performance, numa melhor adaptação e para evitar lesão”, destaca.

Bike para todos os objetivos

O mundo das bicicletas vai muito além do tamanho, cor ou quantidade de marchas. A medida do quadro (parte que liga o guidão ao selim), a altura do selim (banco), a distância do guidão para o selim, o material (alumínio, aço, fibra de carbono ou titânio) e a medida do pedivela (componente responsável pela transmissão de potência do ciclista para sua bike) são alguns dos fatores que precisam ser observados antes de adquirir uma bicicleta nova.

Para os que estão começando agora no mundo dos pedais e querem utilizar a bike para lazer, exercícios leves ou deslocamentos, a recomendação são bikes urbanas, também chamadas de bike de entrada. Modelos bons e simples desse tipo custam, em média, a partir de R$ 1.200. “Você não precisa gastar uma fortuna numa bike de performance se você não pretende competir ou treinar como se fosse competir”, pontua Fernando Miranda.

Já para quem evoluiu no pedal e pretende fazer percursos mais longos, o indicado são bicicletas mais adaptadas, com componentes específicos e consequentemente, mais caros. A escolha do material do quadro, por exemplo, vai influenciar diretamente na performance do ciclista.

Em geral, bikes de entrada são de alumínio por este ser um material resistente com custo menor. As de aço já têm peso menor e um custo maior. Mas se a ideia é performance, opte pelas de fibra de carbono que, além de altamente resistentes, são extremamente leves, porém, com um custo que faz as bikes de fibra de carbono serem sonho de consumo de muitos ciclistas.

Onde fazer bike fit:

Guru Bike Fit/ VOW Bike/ Bicicletando – Fernando Miranda

Mais informações: 85 99950.0190/ @ gurucenterfit

Poma Bike Fit

Mais informações: (85) 99625.5169/ @pomabikefit

Barcellos Sports

Mais informações: (85) 3268.3782/ @ barcellossportsfortaleza