Curtir o Carnaval com moderação é a estratégia mais inteligente para evitar os danos causados pelos excessos típicos da temporada. Pensando nisso, a pedido do Tapis Rouge, especialistas traçam recomendações essenciais para quem quer festejar sem descuidar da saúde, garantindo que a diversão seja intensa, mas segura
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
Quem pretende encarar a maratona de blocos e avenidas durante o Carnaval, que começa neste fim de semana, deve ter em mente que, além de um bom preparo físico, algumas medidas são essenciais para evitar que questões de saúde surjam e interrompam a folia antes mesmo da Quarta-feira de Cinzas. Entre as principais precauções, a atenção à hidratação e à alimentação, por exemplo, se destacam como pontos amplamente recomendados por profissionais especialistas, como os consultados pelo Tapis Rouge. Com a orientação de Fabiana Lustosa, médica endocrinologista do Grupo Sellene, e Guilherme Lisboa, educador físico da UniFanor Wyden, apresentamos um verdadeiro “manual de sobrevivência” para quem busca curtir o Carnaval de forma consciente e saudável.
Além de indicarem medidas já conhecidas, como o uso de roupas leves e a ingestão de líquidos e alimentos na folia, os profissionais vão além e enfatizam a importância de respeitar os limites do corpo. “O objetivo é curtir da melhor forma possível. Portanto, se sentir dores, enjoos ou tonturas, pare e se recupere. O descanso, quando necessário, também faz parte da curtição”, comenta Lisboa. “Respeite seus limites físicos. Faça pausas, sente-se quando necessário e não ignore sinais de fraqueza ou mal-estar”, complementa Fabiana, reforçando a importância do descanso no festejo.
mais
MANUAL DA FOLIA:
Hidratação é prioridade:
Beba água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede. Intercale com água de coco ou bebidas isotônicas, especialmente se estiver suando muito.
Cuidado com o álcool:
Evite excessos, intercale cada bebida alcoólica com água e nunca beba em jejum.
Alimentação leve e regular:
Prefira refeições leves, com frutas, legumes, proteínas magras e evite longos períodos de jejum.
Proteção solar:
Use protetor solar, reaplique ao longo do dia, utilize boné, chapéu e óculos escuros.
Sono e descanso:
Tente manter um mínimo de horas de sono para permitir a recuperação do corpo.
Roupas e calçados adequados:
Use roupas leves e calçados confortáveis para evitar lesões e bolhas.
Atenção a doenças crônicas:
Quem tem diabetes, hipertensão ou outras condições deve manter a medicação e rotina básica de cuidados.
Higiene e prevenção:
Lave as mãos sempre que possível e evite compartilhar copos e garrafas.
Prazer com consciência:
O objetivo é aproveitar o Carnaval com alegria, sem descuidar da saúde física e mental.


















