CASACOR Ceará 2025 chega ao último fim de semana e Neuma Figueirêdo faz balanço da mostra: “Pluralidade de experiências”

A CASACOR Ceará 2025 encerra, neste domingo (16), mais uma edição vibrante e cheia de encontros, consolidando-se como um dos eventos mais relevantes da agenda cultural e criativa do Estado. Sucesso de público – com mais de 25 mil visitantes –, a mostra celebrou o morar contemporâneo sem perder de vista as raízes da identidade nordestina

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br

A CASACOR Ceará se despede da Rua Tibúrcio Cavalcante, no Meireles, neste domingo (16), após mais uma edição de grande sucesso. O endereço abrigou o 27º ano da exposição, que desta vez trouxe como tema “Semear Sonhos” e homenageou o Mestre Espedito Seleiro. Ao total, 34 ambientes, assinados por 41 profissionais, encantaram o público, apresentando e exaltando o conceito de morar contemporâneo a partir da bioarquitetura, da afetividade e da sustentabilidade. Ao Tapis Rouge, Neuma Figueirêdo, diretora da mostra, avalia o sucesso da exibição e faz um balanço dos resultados positivos alcançados neste ano.

“O maior destaque, sem dúvida, foi a pluralidade de experiências: ambientes inovadores, soluções sustentáveis, parcerias inéditas e a presença de arte em todos os detalhes. Tivemos um elenco de profissionais que soube unir o funcional ao sensorial, com projetos que dialogam com a Cidade, com a memória e com o futuro do morar. As experiências imersivas, como o parque sensorial de Narcélio Grud, as operações gastronômicas [Bodega Sebrae, Restaurante Escola Mayú, Le Pain Le Café] e os espaços dedicados à arte e ao artesanato, encantaram os visitantes e ampliaram a proposta da mostra como um espaço de experimentação, convivência e inspiração”, elenca Neuma.

Crescimento
Como consequência dessa diversidade de experiências, o número de visitantes da exposição cresceu significativamente em 2025. De acordo com a diretora, mais de 25 mil pessoas passaram pela mostra ao longo de todo o período de exibição. “Esse aumento se deve a uma série de fatores: a consolidação da CASACOR Ceará como o principal evento de arquitetura, design e paisagismo do Estado; o retorno ao endereço do Meireles, que já era reconhecido pelo público (…) além do engajamento cada vez maior das marcas parceiras e da cobertura midiática. A cada edição, percebemos não só o público fiel retornando, mas também novas gerações e perfis interessados em vivenciar o melhor do morar cearense”, detalha.

Acompanhando o crescimento no número de visitantes, o impacto econômico gerado pela mostra deste ano também foi maior, consolidando a CASACOR Ceará como uma forte propulsora da economia criativa. Segundo Neuma, em 2025 foram criados cerca de 2.900 empregos diretos e indiretos ao longo dos 150 dias de montagem, realização e desmontagem da mostra, mobilizando arquitetos, engenheiros, designers, fornecedores, construtoras, marceneiros, artistas, lojistas e diversos prestadores de serviços.

“A movimentação de recursos envolve desde a contratação de mão de obra até o consumo em hotéis, restaurantes, comércio local e turismo. Também fomentamos negócios para mais de 120 empresas parceiras e instituições participantes e proporcionamos visibilidade nacional e internacional para talentos e marcas do Ceará. Além de 300 artistas, artesãos e designers participantes. O impacto ultrapassa os números, pois deixa um legado de qualificação, rede de contatos e oportunidades de negócios para todo o setor”, pontua.

Sonhos semeados
Para além dos dados e das estatísticas, a influência cultural que a exposição possui também é destacada pela diretora. Segundo ela, o tema “Semear Sonhos” e a homenagem prestada ao Mestre Espedito Seleiro tiveram papel essencial na conexão do público e da crítica com a ancestralidade e a originalidade da cultura nordestina — aspectos que, para ela, ganharam nova vida por meio do design contemporâneo.

“Espedito Seleiro, com sua obra única, foi celebrado em diversos ambientes, provocando reflexões sobre identidade, pertencimento e inovação. Recebemos muitos comentários positivos sobre o protagonismo do artesanato cearense, a integração de peças autorais e a valorização do fazer manual, o que reforçou o compromisso da mostra em unir tradição, afeto e sofisticação. Essa abordagem foi vista como um diferencial autêntico e um convite para que novas gerações mantenham vivas as raízes criativas do nosso Estado”, celebra.

Futuro
Apesar dos excelentes resultados alcançados com a edição de 2025, o trabalho da CASACOR Ceará segue em ritmo acelerado. Neuma adianta que as pesquisas para a próxima mostra, em 2026, já estão em andamento, com o propósito de ampliar os diálogos sobre sustentabilidade, inovação, diversidade e inclusão — sempre acompanhando as transformações do morar e as novas demandas do público. “Seguimos acompanhando tendências nacionais e internacionais, buscando inspiração em novas formas de construir, decorar e habitar”, projeta.

Em sintonia com Neuma, Carolina Figueirêdo, diretora de Marketing e Conteúdo das mostras no Ceará e no Piauí, comenta a proposta criativa da próxima edição da CASACOR Ceará, revelada este mês em São Paulo durante o evento Eixos CASACOR. “O novo tema ‘Mente e Coração’ faz um chamado para olharmos para dentro e refletirmos sobre o equilíbrio entre razão e emoção, especialmente em um tempo marcado pela hiperconectividade e pelos desafios da vida contemporânea. A proposta nos inspira a transformar o lar em refúgio de cuidado, aconchego e autenticidade, reconhecendo a casa como espaço fundamental para saúde mental, ancestralidade, criatividade e inovação”, comenta.

serviço

CASACOR Ceará 2025
Somente até domingo (16)
Na Rua Tibúrcio Cavalcante, 607 – Meireles, Fortaleza
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 16h às 22h; domingos e feriados,
das 15h às 21h
Ingressos: R$ 96 (inteira) |
R$ 48 (meia)
Mais: @casacorceara no Instagram

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES