O cantor pernambucano João Gomes foi o responsável por inaugurar o Tiny Desk Brasil, versão nacional do consagrado formato de apresentações intimistas da NPR, lançado nesta terça-feira (7) no YouTube. A performance estreou às 11h e trouxe alguns dos maiores sucessos do artista, como “Eu Tenho a Senha” e “Dengo”, em um formato especial com banda ampliada e arranjos inéditos.
Para o show, João montou uma formação exclusiva com sete músicos, escolhidos a dedo. “Só tem menino bom. Fui chamando músicos que eu gosto e tinha vontade de tocar junto”, contou o cantor, que também apresentou a canção “Deusa de Itamaracá”, uma homenagem à cultura de sua terra natal. O artista, que se destacou este ano com o projeto Dominguinho, ao lado de Jota.pê e Mestrinho, celebrou o momento com entusiasmo: “No dia da gravação do Tiny Desk Brasil, um fã me perguntou o que eu vim fazer em São Paulo e eu respondi: ‘Tô indo ali fazer história!’”, relembrou.
O Tiny Desk Brasil é uma parceria entre a Anonymous Content Brazil e o YouTube Brasil, com curadoria da produtora e do músico Amabis, sob supervisão direta da NPR — criadora do formato original. O Brasil é apenas o terceiro país a receber uma versão local do projeto, ao lado do Japão e da Coreia. De acordo com a Rolling Stone Brasil, a proposta mantém a essência do programa: valorizar a organicidade entre vozes e instrumentos em um ambiente aconchegante e próximo do público.
O projeto contará inicialmente com duas temporadas de cinco episódios, lançados semanalmente às terças-feiras, sempre às 11h. O formato original, o Tiny Desk Concerts, já tem 17 anos de história e soma mais de mil apresentações e 3,5 bilhões de visualizações no YouTube. Nomes como Adele, Paramore, Tyler, The Creator, Seu Jorge e Liniker já passaram pela série, que agora ganha uma nova página com o talento e o sotaque nordestino de João Gomes.