Morre Hermeto Pascoal, gênio da música instrumental brasileira, aos 89 anos

O multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal, um dos nomes mais inventivos e reverenciados da música mundial, morreu neste sábado (13), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Hospital Samaritano Barra, que divulgou que a morte ocorreu às 20h22, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Conhecido como “o bruxo” da música, Hermeto estava internado na Zona Sudoeste da capital fluminense.

Autodidata e incansável pesquisador de sons, Hermeto transformava qualquer objeto em instrumento, de panelas a brinquedos, e encantou plateias no Brasil e no exterior. Três vezes vencedor do Grammy Latino, foi descrito por Miles Davis como “o músico mais impressionante do mundo”. Sua carreira incluiu colaborações históricas, discos aclamados e apresentações inesquecíveis, como a recente série de shows na Europa, em julho deste ano, e o último espetáculo no Circo Voador, no Rio, pouco antes de completar 89 anos.

Entre prêmios e homenagens, recebeu títulos de Doutor Honoris Causa de universidades brasileiras e, em 2023, da prestigiada Juilliard School, em Nova York. Hermeto deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos, além de um legado que atravessa gerações.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES