PUBLIEDITORIAL – O Ceará mais uma vez acende os holofotes para sua vocação empreendedora. Entre os dias 8 e 10 de outubro, a Feira do Empreendedor 2025 marca o calendário de quem faz, movimenta e transforma os negócios no estado. O Centro de Eventos mais uma vez se transforma no palco do maior encontro de empreendedorismo do Norte e Nordeste. Uma verdadeira vitrine que coloca os pequenos negócios no centro das atenções.
Em mais de 13.500 m² de estrutura, a Feira ergue um pavilhão exclusivo para apresentar o que o Ceará tem de melhor: soluções inovadoras, trajetórias inspiradoras, conexões estratégicas e oportunidades em potencial. É um espaço onde o empreendedor encontra orientação qualificada, conhecimento aplicado e ferramentas práticas para tomar decisões mais seguras, crescer com consciência e construir desde já o novo amanhã.
Com palestras magnas, mentorias, arenas de conhecimento, networking de alto nível e inovação que transforma ideias em soluções e resultados, a Feira do Empreendedor é um circuito de crescimento real. Cada espaço foi desenhado para gerar proximidade, expandir possibilidades e abrir novos caminhos para os mais de 30 mil inscritos esperados para este ano.
“A Feira do Empreendedor é uma iniciativa estratégica que impulsiona o desenvolvimento dos pequenos negócios e empreendedores. O ambiente é totalmente propício para quem está começando e para quem quer ir além em seus negócios. Além disso, ainda contribui para um Ceará mais empreendedor”, explica Alice Mesquita, articuladora do setor de Eventos e coordenadora da Feira do Empreendedor.
Durante três dias o Ceará assume seu lugar de destaque como território fértil de talentos, trajetórias e transformações. A Feira é a mais concreta expressão dessa potência coletiva que conecta micro e pequenos empresários, empreendedores individuais, investidores, franqueadores e futuros donos de negócio.
Cada arena, cada palco, cada encontro é uma engrenagem que move o propósito maior de construir um Ceará mais competitivo, sustentável, inovador e empreendedor. Nesse cenário de oportunidades, a Feira ambientes estrategicamente pensados para oferecer orientação prática, conhecimento especializado e soluções acessíveis aos desafios reais de quem empreende.
Entre os destaques, no Espaço Empreenda, estações interativas formam um hub de experiências inclusivas e transformadoras com foco na capacitação empreendedora e no estímulo ao desenvolvimento de competências essenciais para uma gestão criativa, eficaz e alinhada às exigências do mercado.
No Espaço Gestão Empresarial, empreendedores terão acesso a conhecimentos, ferramentas e consultorias voltadas para a eficiência da gestão, abordando práticas de liderança, análise de performance e melhoria de oportunidades, tudo voltado para a realidade de micro e pequenos negócios.
Já o Espaço Transformação Digital oferece uma experiência imersiva e inspiradora com demonstrações práticas dos resultados que as empresas podem alcançar ao abraçar a inovação e ampliar sua presença na Era Digital.
O Espaço Sustentabilidade foi pensado para sensibilizar os pequenos negócios a adotarem práticas concretas de sustentabilidade, mostrando como a responsabilidade socioambiental pode ser um diferencial competitivo nos mercados e territórios.
O Espaço Oportunidades de Negócios facilita o acesso a novos mercados, promovendo o crescimento dos pequenos negócios e impulsionando um Ceará mais empreendedor, produtivo e inclusivo.
Integrando tudo isso, o Território Empreender apresenta uma visão ampliada do desenvolvimento sustentável, conectando diferentes programas e iniciativas que valorizam as vocações produtivas dos municípios cearenses e fortalecem o empreendedorismo como caminho de transformação econômica e social.
Um evento que impulsiona o presente e transforma o futuro
Em todo o ano de 2024 os pequenos negócios foram responsáveis por quase 80% do saldo de empregos formais do Ceará. Isso é mais uma prova de que os pequenos negócios estruturam a base da economia do nosso estado.
Nesse sentido, a Feira do Empreendedor se consolida como um grande vetor que congrega ideias e inovações, projetando o presente e desenhando o futuro de pequenas e médias empresas cearenses.
É dentro dessa arquitetura de ferramentas e conexões que a Feira do Empreendedor se consolida como o maior ambiente de apoio ao empreendedorismo do Ceará.