O alienígena mais bagunceiro da Disney voltou e, desta vez, em live-action! “Lilo & Stitch” chega aos cinemas nesta quinta (22), trazendo de volta a história de um ET azul e peludo e sua família havaiana, agora com efeitos visuais e algumas mudanças para agradar tanto fãs antigos quanto novos espectadores. Saiba mais sobre o longa, que promete ser uma das maiores bilheterias de 2025
Sâmya Mesquita
samyamesquita@ootimista.com.br
Quem nunca quis ter um amigo tão único quanto Stitch? O alienígena mais amado da Disney está de volta, mas agora em carne e osso – ou melhor, em pixels e efeitos especiais. O aguardado live-action de Lilo & Stitch estreia nesta quinta-feira (22) nos cinemas brasileiros.
O longa acompanha Lilo, uma amante dos animais e da cultura havaiana, que encontra um cachorro azul um tanto diferente e decide adotá-lo. Entretanto, o animalzinho, na verdade, é o alienígena Stitch, considerado um dos criminosos mais perigosos da galáxia, que acaba criando uma forte amizade com a garota, mesmo tendo um comportamento destrutivo. A história, recheada de aventuras e cenas engraçadas para todas as idades, toca em temas como família, aceitação e pertencimento.
O diretor Dean Fleischer Camp revelou em entrevista que a nova versão busca equilibrar fidelidade ao original com novas abordagens. “Queríamos nos aprofundar nos relacionamentos, especialmente nos personagens humanos deste filme”, explica. O visual dos personagens também parece semelhante ao apresentado no filme original. E até trechos do roteiro foram trazidos ao pé da letra, como o mote “ohana quer dizer família. E família significa nunca abandonar ou esquecer”.
A escolha do elenco priorizou a autenticidade cultural: Maia Kealoha, uma havaiana de 8 anos, foi selecionada entre centenas de candidatas após 15 testes para viver Lilo. “Era essencial que a protagonista trouxesse a essência cultural da história”, complementa. O elenco principal inclui ainda Sydney Agudong como Nani, Zach Galifianakis (Se Beber, Não Case) como Jumba e Billy Magnussen (Aladdin) como Pleakley.
Três curiosidades destacam-se na produção. Primeiro que Stitch foi recriado em CGI, mas os atores interagiram com um fantoche durante as gravações. Segundo que a trilha sonora mantém os hits de Elvis Presley, enquanto incorpora músicas havaianas e hits contemporâneos, como Everybody (Backstreet’s Back), do Backstreet’s Boys. Por fim, o elenco conta com a participação especial de Chris Sanders (Como Treinar o Seu Dragão), dublador original de Stitch, e outros atores que trabalharam na animação de 2002.
Animação x live-action
As diferenças entre as versões animada e live-action foram cuidadosamente planejadas. O diretor comenta que as travessuras destrutivas de Stitch foram amenizadas: “Um engavetamento com 10 carros pode ser engraçado em animação, mas no live-action pareceria um filme de ação”. A relação entre Lilo e Nani ganhou maior profundidade emocional, e os alienígenas Jumba e Pleakley agora usam peles humanas como disfarce, e não apenas roupas femininas — uma mudança necessária devido às limitações orçamentárias do CGI.
Lilo & Stitch já é a maior pré-venda do ano no site Ingresso.com, com potencial para figurar entre as maiores bilheterias de 2025. E, com um equilíbrio entre inovação e respeito ao material original, o filme parece pronto para conquistar tanto os fãs que cresceram com a animação quanto novas gerações de espectadores.
mais
Conheça os outros filmes do personagem, disponíveis no Disney+
Lilo & Stitch (2002)
Na animação original, conhecemos Lilo, uma garotinha havaiana solitária, e Stitch, uma experiência genética alienígena. A história toca temas como família, aceitação e pertencimento.
Stitch! O Filme (2003)
Lilo e Stitch descobrem que existem outras 625 experiências genéticas criadas pelo Dr. Jumba. Juntos, eles iniciam uma missão para encontrar, ativar e realocar cada uma delas, mostrando que cada criatura pode encontrar um propósito.
Lilo & Stitch 2 – Stitch Deu Defeito (2005)
Stitch começa a apresentar falhas em seu funcionamento, ameaçando sua nova vida com Lilo, que precisa lidar com o medo de perder seu melhor amigo.
Leroy & Stitch (2006)
Stitch, Lilo e seus amigos recebem honrarias por capturarem todas as experiências. Mas surge um novo vilão, que cria Leroy, um clone maligno de Stitch. Os personagens precisam se unir para impedir uma invasão e garantir que as experiências continuem seguras.
Assista ao trailer
SERVIÇO
Filme Lilo & Stitch (live-action)
Estreia nesta quinta-feira (22) nos cinemas
Aventura/Comédia – 1h48min
Classificação indicativa livre