Fortaleza se prepara para quatro dias de desfiles, inovação e discussões que colocam a moda autoral no centro do cenário nacional. Saiba mais sobre a edição deste ano do DFB Festival, que começa nesta quarta-feira (14)
Sâmya Mesquita
samyamesquita@ootimista.com.br
Se você acha que moda é somente sobre tendências que vêm da Europa, o DFB Festival 2025 chega mais uma vez para te surpreender — e provar que tecido também carrega identidade, tecnologia e até debates sobre a modernidade. Desta quarta-feira (14) até sábado (17), o Centro de Eventos do Ceará vira o epicentro da moda autoral na América Latina, com 26 desfiles, um mega store com 50 marcas e uma programação formativa que promete agitar o mercado.
Sob o tema Inteligência Autoral, o evento reforça seu DNA plural: “É o único que une o glamour dos desfiles a discussões que realmente oxigenam o setor”, diz Eveline Costa, gestora executiva do Conexões e co-realizadora do DFB Summit.
Criado em 1999, o evento se consolidou como termômetro da moda autoral brasileira. “Reúne governo, iniciativa privada e pequenos empreendedores em prol da identidade cearense”, celebra Eveline. Neste ano, além de nomes consagrados, o público verá coleções energizadas pela parceria com a ENEL Brasil, com direito a desfile de Almir França no sábado (17).
A curadoria deste ano não tem medo de misturar passarela com reflexão. Enquanto George Azevedo, Almerinda Maria, Vitor Cunha, Lindebergue e outros vários designers transformam nossas raízes cearenses no que há de mais fresco no mundo da moda, o Summit traz painéis sobre upcycling, marketing digital e tecnologia. O resultado é um ecossistema que aquece o mercado local. “O evento atrai compradores de outros estados e os efeitos duram além da semana do festival”, acrescenta Eveline Costa.
Moda que faz pensar
No ano passado, o debate foi sobre sustentabilidade; mas em 2025, a inteligência artificial rouba a cena. Inclusive, o uso de Inteligência Artificial nas criações é o foco da edição. “Não dá para falar de autoralidade sem discutir tecnologia ou empreendedorismo. O DFB faz essa ponte”, explica Eveline. A programação do Summit inclui desde oficinas de upcycling com Marcelo Marini até discussões sobre como a IA pode coexistir com o saber artesanal, sem perder a identidade local. “Queremos mostrar que tecnologia e autoralidade não são opostos, mas aliados”, adianta.
Para Bruno Olly, que desfila na sexta-feira (16), o DFB é mais que um palco: “É espaço para moda que desafia, que explora o inexplorado”. O estilista, que ganhou projeção nacional após participar de edições anteriores, destaca o carinho do evento pela cultura nordestina. E busca trazer, em sua nova coleção, a vivacidade dos anos 1990 sob a ótica de um “menino preto que sonhava com a vida adulta” — como ele mesmo descreve: “Moda é emoção traduzida em linha e corte. Então essa coleção basicamente é essa viagem para esse local e apresentar um pouco de nostalgia dessas diversões que a gente tinha na TV:de cantores pop aos programas infantis”.
Já o Concurso dos Novos, que envolve estudantes de oito universidades brasileiras, prova o compromisso com a próxima geração. Os vencedores levam para casa R$ 20 mil e mentoria para tirar suas coleções do papel. E ainda tem o Espaço Conexões, parceria com o Sebrae, que amplia acessos, já que todas as atividades serão transmitidas online.
mais
Confira programação completa de desfiles:
Quarta-feira (14)
18h30 — DFB Revela Talento UniAteneu – Sala 2
19h — 100% CEART – Sala 1
19h30 — Jonhson Alves – Sala 2
20h — Lindebergue – Sala 1
20h30 — Almerinda Maria – Sala 2
Quinta-feira (15)
18h30 — DFB Revela Talento UFCA – Sala 2
19h — DFB Revela Talento UNIFOR – Sala 1
19h30 — Hand Lace – Sala 2
20h — Creations LIL – Sala 1
20h30 — Catarina Mina – Sala 2
Sexta-feira (16)
18h30 — Concurso dos Novos (IFRN, SENAI RN, UCS, UFCA – Sala 2)
19h — Melk Zda – Sala 1
19h30 — Bruno Olly – Sala 2
20h — George Azevedo – Sala 1
20h30 — David Lee – Sala 2
Sábado (17)
18h30 — Concurso dos Novos (UFMG, UNAMA, UNIFOR, UNIPÊ – Sala 2)
19h — Vitor Cunha – Sala 1
19h30 — Oco Club – Sala 2
20h — Almir França – Coleção Energia 2025 (ENEL Brasil) – Sala 1
20h30 — Marina Bitu – Sala 2
serviço
DFB Festival 2025
De quarta (14) a sábado (17)
Centro de Eventos do Ceará. Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz
Mais informações pelo Instagram @dfbfestival