O filme brasileiro “O Último Azul” tem grandes chances de conquistar o prêmio principal do Festival Internacional de Cinema de Berlim 2025. A produção dirigida por Gabriel Mascaro recebeu avaliações positivas da crítica especializada, o que a coloca como uma das favoritas ao Urso de Ouro.
A informação foi divulgada nesta semana, após a revelação das avaliações compiladas pelo Screen Daily. De acordo com o site, “O Último Azul” recebeu quatro votos de “Excelente” e cinco votos de “Bom”, atingindo uma média de 3.4 (de um total de 5). Essa pontuação supera a dos vencedores do ano passado e coloca o longa-metragem nacional como um forte candidato ao prêmio.
A atuação do elenco, composto por Rodrigo Santoro, Denise Weinberg, Miriam Socarrás e Adanilo, também foi muito elogiada pela crítica. A trama do filme se passa em uma Amazônia distópica, onde o governo isola idosos em uma colônia, e aborda temas como isolamento, família e questões ambientais.
Caso vença o Urso de Ouro, “O Último Azul” será o terceiro filme brasileiro a conquistar o prêmio, seguindo os passos de “Central do Brasil” (1998) e “Tropa de Elite” (2008). A premiação é um reconhecimento da qualidade do cinema brasileiro e da capacidade de produção de filmes que dialogam com questões relevantes da sociedade.
A cerimônia de entrega do prêmio acontece neste domingo, 23. O diretor Todd Haynes é o presidente do júri desta edição.


















