Guaramiranga se prepara para abrir as cortinas da 30ª edição do Festival Nordestino de Teatro. Gratuito e com uma programação diversificada, o evento se consolida como uma das mais importantes iniciativas culturais do Nordeste
A segunda semana de setembro será marcada por muita arte cênica e cultura em Guaramiranga. O tradicional Festival Nordestino de Teatro (FNT) chega à sua 30ª edição, prometendo uma semana repleta de espetáculos, música, oficinas e atividades. De 7 a 14 de setembro, a cidade será palco de ações formativas e diversas apresentações teatrais, ocupando teatros, escolas, praças e ruas. Para todas as idades, a rica programação do evento é totalmente gratuita.
“O Festival Nordestino de Teatro é o evento que inaugura um projeto que coloca a cultura na centralidade das estratégias de desenvolvimento de Guaramiranga. Mantendo-se, ao longo de três décadas, diante de inúmeros desafios, o Festival é um lembrete de quanto a arte e a cultura são fundamentais para a sustentabilidade de Guaramiranga”, pontua Nilde Ferreira, diretora do FNT.
Ainda segundo a diretora, a edição deste ano promete ser mais especial, não apenas pela programação cultural rica e diversificada, mas também por um marco histórico para a cidade e a região. “O grande diferencial será a experiência de utilização do Teatro Municipal, que estava fechado desde 2011. Após o processo de restauro das estruturas, decidimos realizar o Festival nesse espaço, mesmo inacabado, para chamar atenção dos Governos e da sociedade para a necessidade desse equipamento no ciclo de desenvolvimento cultural e econômico do Maciço de Baturité e para a importância do Teatro de Guaramiranga na difusão das artes cênicas, especialmente o teatro, do Ceará e do Nordeste”, revela a diretora.
Programação
Além dos tradicionais cortejos pelas ruas de Guaramiranga anunciando a chegada de mais um FNT, o festival possui em sua programação mais de 38 trabalhos cênicos, divididos nas mostras: Nordeste, onde circulam produções teatrais de todo o território nordestino; Palco Ceará, que tem como objetivo a difusão e valorização do talento teatral cearense; Cenas Germinantes, um espaço dedicado a valorização dos processos de montagem de espetáculos; além do FNT para Crianças e espetáculos convidados na abertura e no encerramento.
Neste ano, o coletivo Casa de Zoé, do Rio Grande do Norte, com a peça “Sinapse Darwin” (2021), é o responsável por dar start nas apresentações do festival. Além deles, serão encenadas nos diversos palcos do evento as peças: Minha Pele da Cia LaCasa, de Alagoas; Filipa da A Panacéia – GrupA de Teatro, da Bahia; Paraíso do cearense Teatro Máquina; A Carroça é Nossa da Xama Teatro, do Maranhão; Formigas Bebem Absinto no Armazém do Caos da paraibana Cia Oxente de atividades culturais; e muito outros. “Este ano, por ser uma edição comemorativa, o esforço foi para reunir trabalhos de todos os estados do Nordeste e, mais uma vez, promover a oportunidade da reflexão sobre o fazer teatral nordestino, a partir de um pequeno panorama da produção atual”, detalha Nilde.
O FNT também traz, desde a sua criação, ações formativas para o público presente no evento a fim enriquecer ainda mais a história do festival. Com a iniciativa, o evento tem se consolidado como um importante espaço para a troca de conhecimentos e a experimentação artística. Nesta 30ª edição, as atividades oferecem de 10 a 25 vagas, com inscrições feitas na Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), realizadora do FNT, a partir de 7 de setembro. As vagas serão preenchidas pela ordem de procura. “As atividades formativas se realizam com base na proposta pedagógica da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité-ELT, projeto permanente da AGUA. Assim, são atividades pensadas para favorecer a formação cultural de forma integrada com a apreciação artística”, esclarece a diretora.
Encerramento

Uma noite especial dedicada à atriz cearense Ana Marlene, uma de suas figuras mais emblemáticas do teatro cearense, marca o encerramento da 30ª edição do Festival Nordestino de Teatro. Reconhecida por sua contribuição significativa às artes cênicas ao longo de 45 anos de carreira, Ana interpretará o solo ‘Egoísta’, uma emocionante história real sobre a busca pela liberdade. Dirigido por Juracy de Oliveira, o espetáculo faz parte da Mostra Palco Ceará. “O FNT Guaramiranga tem muitos pontos de encontro com a carreira de Ana Marlene. Ela é uma atriz muito importante na trajetória do Festival e sua expressão no teatro cearense merece todo nosso reconhecimento e homenagem”, celebra Nilde.
SERVIÇO
30º FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga
De 7 a 14 de setembro de 2024, em Guaramiranga, Ceará
Mais infos no site: www.fntguaramiranga.com.br
Redes sociais do FNT: @fntguaramiranga