30 anos após sua primeira versão, os cinemas exibirão novamente a história do anti-herói e morto vivo Eric Draven em “O Corvo”. Gótico e sombrio, o longa-metragem é um remake do filme original de 1994, que ficou marcado pela trágica morte do ator Brandon Lee durante as filmagens
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
O amor é, sem dúvidas, um dos temas centrais mais recorrentes em produções cinematográficas. No entanto, mesmo em filmes que retratam desilusões amorosas, o sentimento, na maioria das vezes, não tem seu lado sombrio, perigoso e ameaçador explorado, como em O Corvo, película dirigida por Rubert Sanders (A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell). O longa, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta (22), é um remake do clássico de 1994.
Roteirizado por Zach Baylin (Creed III) e Will Schneider, O Corvo do diretor Sanders levou 15 anos para ser desenvolvido e segue a história original, adaptada dos quadrinhos de 1989 de James O’Barr. Com uma nova roupagem, a produção tem Bill Skarsgård (It: A Coisa) e a cantora FKA twigs (Honey Boy) interpretando os personagens principais da trama. Deslocados do mundo em que vivem, os dois acabam iniciando uma paixão intensa, mas que é interrompida brutalmente.
No enredo, Eric e Shelly, noivos, são agredidos cruelmente por uma gangue, que também violenta sexualmente a personagem de FKA Twigs. Logo após o episódio traumático, o protagonista é ressuscitado por um corvo sobrenatural com quem ele compartilha uma conexão. Ficando em uma espécie de limbo entre os que estão vivos e os que estão mortos, Eric acaba assumindo a identidade de Corvo para conseguir vingança pela sua amada.
Tendo a cidade de Praga, na Chéquia, como cenário, as filmagens do longa ocorreram no ano de 2022, com pós-produção finalizada na Alemanha. O filme também reúne outros nomes de peso em seu elenco, como Danny Huston (O Convento), Jordan Bolger (A Mulher Rei), Laura Birn (Caçada Mortal) e David Bowles (As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian), Sami Bouajila e Isabella Wei.
Polêmicas
É comum e esperado que a notícia do reboot ou remake de um grande clássico do cinema divida opiniões. Fãs, admiradores ou apenas curiosos tendem a emitir a sua perspectiva sobre o fato nas redes sociais. Com o Corvo, além do público em geral, pessoas que participaram da realização da versão de 1994 também se mostraram insatisfeitas com a nova produção.
Em entrevista à imprensa, Ernie Hudson, que deu vida ao Sargento Albrecht no original dos anos de 1990, afirmou que não assistiu ao trailer e nem deve ir prestigiar o filme nos cinemas. O ator esclareceu ainda que respeita Bill Skarsgård como o personagem principal, mas que, para ele, apenas Brandon Lee será o verdadeiro Corvo, pois acredita que Eric Draven é o legado de Lee.
O diretor Alex Proyas, responsável pela versão em que Lee é o personagem principal, também teceu críticas ao novo longa. Sua reclamação é quanto à existência da versão de 2024. Para ele, O Corvo não deveria ganhar um remake, para manter vivo o legado de Brandon Lee. “Não é apenas um filme. Brandon Lee morreu fazendo isso, e foi finalizado como uma prova de seu brilho perdido e sua perda trágica. É o seu legado. E assim que deveria permanecer”, discorreu em entrevista à imprensa.
Em memória
Filho da estrela das artes marciais, Bruce Lee, o ator Brandon Lee estrelou a primeira e original versão de “O Corvo”, lançada em 1994. O filme que prometia alavancar a carreira do artista, ficou marcado pela sua morte, enquanto gravava no set de filmagens. Com apenas 28 anos na época, em 1993, Brandon Lee foi fatalmente atingido por uma bala calibre 44 de uma das armas usadas nas cenas do filme que se acreditava estar carregada com cartuchos vazios. O disparo foi feito pelo ator Michael Massee, que contracenava com Lee.
Mais
Isabella Wei interpreta Zadie — uma personagem que não fazia parte da trama original.
Em entrevista ao Deadline, Sam Pressman, produtor, explicou que “O Corvo’ é uma espécie de anti-Marvel”.
Nomes como Post Malone, Ozzy Osbourne e Travis Scott estão na trilha sonora do longa.
Jason Momoa foi escalado para o papel em 2016. Outros atores também estavam cotados para compor o elenco, como Jack Huston e Nicholas Hoult. Mas tanto o astro, quanto o diretor abandonaram o projeto após discordâncias criativas com Samuel Hadida, que detinha os direitos da franquia.
“O Corvo: A Cidade dos Anjos” (1996), “O Corvo: A Salvação” (2000) e “O Corvo: Vingança Maldita” (2005), são sequências da franquia, respectivamente protagonizadas por Vincent Pérez, Eric Mabius e Ed Furlong.
SERVIÇO
O Corvo
Estreia nesta quinta-feira (22) nos cinemas