Estrelado pelo vencedor do Oscar Russell Crowe, terror O Exorcismo chega hoje aos cinemas

O escuro das salas de cinema ganhará um outro significado com a estreia de O Exorcismo hoje (01), em todo o Brasil. Estrelado por Russell Crowe, que volta a encarnar um papel obscuro nas telonas, o filme promete uma jornada sombria e perturbadora, na qual o mal se esconde nos cantos mais profundos da mente.

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br

O terror demoníaco está de volta aos cinemas brasileiros com o lançamento de O Exorcismo. Prometendo arrepiar os espectadores com uma trama envolvente e performances intensas, o longa entra em cartaz em todo o País hoje (1). A nova produção, estrelada por Russell Crowe e dirigida e roteirizada por Joshua John Miller (Terror nos Bastidores) e M.A. Fortin (Black Box Diaries), apresenta uma abordagem contemporânea sobre o tema da possessão e explora questões como família, equilíbrio psicológico e a luta contra as forças do mal.

A trama gira em torno de Anthony Miller, personagem interpretado por Russell Crowe (Gladiador), um ator que enfrenta um passado marcado por vícios em drogas. Determinado a seguir um caminho de sobriedade, Miller parte em busca de redenção, mas acaba se envolvendo em um caso de possessão demoníaca. Enquanto grava um filme de terror, comportamentos estranhos e agressivos começam a atormentá-lo, levando sua filha Lee Miller, interpretada por Ryan Simpkins, a temer o pior.

À medida que eventos sobrenaturais se intensificam no set de filmagem, pai e filha se veem em uma batalha contra forças obscuras, na qual também precisam confrontar seus próprios demônios internos que ameaçam a sanidade de ambos. A trama, que mescla elementos de terror e horror psicológico junto a um drama familiar intenso sobre a luta pela redenção, promete emocionar e assustar o público em partes iguais.

Elenco

Além de Russell Crowe e Ryan Simpkins, o elenco de O Exorcismo conta com outros nomes de destaque como Sam Worthington interpretando Joe, um amigo de longa data de Anthony Miller que se vê envolvido em seus problemas. A cantora Chloe Bailey, em sua estreia em um papel de destaque no cinema, dá vida a Blake Holloway. Adam Goldberg interpreta Peter, um cineasta experiente que auxilia Anthony nas gravações. David Hyde Pierce assume o papel do Padre Conor, um religioso cético que é chamado para investigar os acontecimentos estranhos no set de filmagem. Além de Adrian Pasdar como Tom, um produtor ambicioso disposto a tudo para garantir o sucesso do filme.

Inspiração

Joshua John Miller e M.A. Fortin, os diretores do longa, buscaram inovar no gênero terror ao subverter as expectativas do público. Em entrevista ao site Bloody Disgusting, Miller revelou que a ideia para o filme nasceu de uma crítica à representação feminina em filmes de exorcismo, que frequentemente retratam mulheres como as possuídas. “Nós meio que nos cansamos de ver mulheres como histéricas, sendo retratadas como possuídas. Nós pensamos: Bem, e se nós realmente fizéssemos algo sobre um cara que está possuído e que é salvo por duas lésbicas?’”, disse Miller à plataforma. A dupla decidiu então inverter os papéis, colocando um homem como o possuído e duas mulheres lésbicas como as salvadoras.

Ainda segundo Miller, a eleição de Donald Trump e o clima político da época serviram como catalisadores para a criação da narrativa do longa-metragem. A dupla de diretores decidiu então seguir com a ideia, fomentando uma crítica à visão patriarcal presente em muitos filmes de exorcismo. “Foi como um grande conjunto de coisas. Foi como pegar os filmes de exorcismo e o clima político e então realmente aprofundar no fato de que a maioria dos filmes de exorcismo são bem patriarcais por natureza”, afirmou Fortin ao site.

Duas franquias

Em 2023, o ator Russell Crowe estrelou o terror de sucesso O Exorcismo do Papa. O longa arrecadou milhões de dólares e lançou o nome do artista de volta às principais manchetes de jornais. Com o anúncio de O Exorcismo, a similaridade entre os títulos e a presença do mesmo ator como protagonista em ambas as películas fez com que surgissem especulações de que a nova produção seria uma continuação. No entanto, embora compartilhem um tema sobrenatural como enredo principal, os longas são produções independentes e não fazem parte da mesma franquia. O sucesso em bilheteria de O Exorcismo do Papa abriu caminho para a Sony Pictures explorar mais profundamente esse universo cinematográfico. Porém, os futuros filmes dessa franquia original não terão conexão com a trama de O Exorcismo, lançado agora.

Mais

Lançado agora em 2024, O Exorcismo foi filmado no final de 2019.

O Exorcismo do Papa 2 já está em desenvolvimento pela Sony Pictures. O primeiro filme arrecadou US$ 77 milhões, diante de um orçamento de um orçamento de US$ 20 milhões.

O diretor do filme, Joshua John Miller, é filho de Jason Miller, ator que interpretou o padre Damien Karras no clássico de 1973, O Exorcista.

O primeiro título “The Georgetown Project” foi escolhido pelos acontecimentos de O Exorcista (1973), base do filme de 2024, terem ocorrido em Georgetown, Washington D.C.

Serviço:

O Exorcismo
Terror/Fantasia
Classificação indicativa 16 anos

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES