É quase impossível definir as bibliotecas mais belas do mundo considerando apenas sua função principal: oferecer acesso ao conhecimento sem custo. Algumas delas se destacam também pela sua estética. Das Américas à Europa, Ásia e África, há exemplares em campus universitários, mosteiros e até dentro de shoppings.
Algumas dessas bibliotecas são antigas, adornadas com acabamentos dourados, prateleiras de madeira esculpida e afrescos cativantes. Outras são modernas, com designs criados por arquitetos contemporâneos, apresentando linhas elegantes e detalhes futuristas. Em ambos os casos, capturam o espírito de admiração e busca pelo conhecimento.
Confira as 10 mais belas bibliotecas do mundo:
Biblioteca George Peabody, Baltimore (EUA)
Fundada em 1857 pelo filantropo George Peabody, esta biblioteca possui mais de 300 mil volumes e foi projetada por Edmundo G. Lind e Dr. Nathaniel H. Morrison. O edifício de cinco andares é essencial para o ensino e a pesquisa na Johns Hopkins.

Biblioteca do Mosteiro de Strahov, Praga (República Tcheca)
A Sala Teológica Barroca, criada entre 1671 e 1674, é uma das bibliotecas históricas mais antigas e bem preservadas do mundo, com mais de 200 mil volumes.

Biblioteca do Mosteiro de Wiblingen, Ulm (Alemanha)
Com estilo rococó, esta biblioteca parece saída de um conto de fadas barroco. A sala é adornada com trompe l’oeil, onde colunas e estátuas são na verdade de madeira pintada para criar uma ilusão de ótica.

Edifício Stephen A. Schwarzman, Biblioteca Pública de Nova York (EUA)
Principal filial do sistema de bibliotecas públicas de Nova York, esta obra-prima das Belas Artes abriga 2,5 milhões de volumes. A Sala de Leitura Principal Rose é do tamanho de dois quarteirões da cidade.

Antiga Biblioteca do Trinity College, Dublin (Irlanda)
Conhecida como Long Room, esta biblioteca foi expandida devido ao grande número de livros recebidos pela faculdade.

Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro (Brasil)
Fundada por imigrantes portugueses em 1837, esta biblioteca neogótica foi inspirada no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa.

Biblioteca do Mosteiro de St. Gallen, St. Gallen (Suíça)
Designado Patrimônio Mundial em 1983, este mosteiro e sua biblioteca são considerados um dos centros culturais mais importantes da Europa.

Cidade da Arquitetura e do Patrimônio, Paris (França)
A biblioteca da Cité de I’Architecture et du Patrimoine, localizada em uma capela românica, é dedicada a obras sobre arquitetura, urbanismo e paisagismo, abrigando a maior coleção de pinturas românicas em murais preservadas da França.

Biblioteca Hachioji, Universidade de Arte Tama (Tóquio, Japão)
Com um design minimalista e brutalista, esta biblioteca foi projetada pelo escritório Toyo Ito & Associates e é uma fonte de inspiração para os artistas.

Biblioteca Vasconcelos, Cidade do México (México)
Inaugurada em 2006, esta biblioteca futurista foi projetada por Alberto Kalach e Juan Palomar, e está decorada com arte e esculturas de artistas mexicanos.
