DFB começa hoje; desfile de Lino Villaventura e show de Johnny Hooker são destaques

A partir desta quarta (24), o Centro de Eventos do Ceará será palco da 25ª edição do DFB Festival. Celebrando um legado na promoção de marcas autorais, o evento deste ano reforça o compromisso com a moda sustentável e com a formação de novos talentos. Entre os destaques, estão o maior desfile da carreira de Lino Villaventura e apresentação musical de Johnny Hooker

Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

Moda é arte. E é na transdisciplinaridade da arte que se ancora a 25ª edição do DFB Festival, o maior evento de moda autoral da América Latina. O festival ocorre gratuitamente desta quarta-feira (24) até sábado (27), no Centro de Eventos do Ceará, e promete trazer novidades e um novo posicionamento, reforçando o compromisso com a moda consciente e a valorização do “handmade”, o artesanato feito à mão.

A edição comemorativa marca o início de um novo ciclo para o evento, que coincide com o Ano do Dragão no calendário chinês, símbolo de força, criatividade, expansão e boa sorte. “Reverenciar o Ano do Dragão é, também, renovar a memória afetiva do público, já que ‘DFB’ é a abreviatura do nome do evento, ‘Dragão Fashion Brasil’, até hoje citado pelo trade”, explicam Cláudio e Helena Silveira, diretores do festival.

A sustentabilidade também é um pilar importante do DFB Festival 2024. Cláudio Silveira, diretor do evento, convidou os designers a desenvolverem apresentações que utilizem técnicas de reuso como principal elemento, reforçando o compromisso com uma cadeia produtiva mais consciente e sustentável. “Esperem todas as tipologias, esperem um momento totalmente diferente, esperem um artesanato de luxo”, afirma.

Desfiles

A lista de estilistas e designers confirmados é um destaque à parte, reunindo nomes consagrados como Lino Villaventura, David Lee e Catarina Mina, além de outros talentos autorais como Almir França, Almerinda Maria, Marina Bitu, Vitor Cunha, Fruto do Conde, Lindebergue, Bruno Olly, Melk ZDA e Baba. Além disso, o evento terá a participação de alunos de diversas instituições de ensino superior e técnico, selecionados através do Concurso dos Novos: o vencedor será premiado com R$ 20.000.

Lino Villaventura, que recentemente vestiu Taís Araújo e Nataly Rocha em Cannes, promete o maior desfile de sua carreira em seu retorno às passarelas do Ceará. “Eu pensei uma forma de homenagear tanto o DFB e o Cláudio Silveira — um cara que leva heroicamente esse evento há 25 anos, e isso precisa ser celebrado — como também homenagear Fortaleza, a cidade onde eu comecei meu trabalho na moda. Estou fazendo 46 anos de marca, então nós fizemos uma nova coleção criada justamente para apresentar aqui. Eu espero que seja um grande desfile”, projeta o designer.

Uma novidade é a mega sala de desfiles, com capacidade para duas mil pessoas, que promete proporcionar uma experiência única ao público. O acesso aos desfiles é possível através de convites, que podem ser adquiridos diretamente com os estilistas ou pouco antes de cada desfile, com a organização do evento. Nesta última, cada pessoa poderá retirar dois convites, de acordo com a disponibilidade.

Mais que moda

Imagem Do WhatsApp De 2024 07 23 à(s) 14.26.58_b675cefb
Galeria Mariana Furlani. (Foto: Divulgação)

Como parte dessa nova fase do DFB, a exposição “Arte no Ceará”, da Galeria Mariana Furlani, também estará disponível à visitação. A exposição visa fazer referência à trajetória da arte no Ceará, desde suas raízes até o momento atual das artes plásticas, situando no tempo fatos e registros que conectaram artistas locais ao cenário das artes plásticas no Brasil e em outros países. “O DFB é um espaço que aspira arte, criatividade e muita conexão. Receber a Galeria Mariana Furlani reforça nosso objetivo com todo o movimento que idealizamos e defendemos nesses 25 anos”, destaca Cláudio.

O DFB também promove o Summit, com uma gama de palestras e formações para os profissionais da área. “É o maior Summit já feito dentro de Fortaleza”, explica também Cláudio. As inscrições para cada dia de atividades podem ser feitas no Sympla.

Imagem Do WhatsApp De 2024 07 23 à(s) 14.26.58_8a715b3d
Johnny Hooker. (Foto: Divulgação)

Além dos desfiles, o festival contará com diversas apresentações musicais. Silvero Pereira traz o show “O Canto do Bode Rei” na quarta (24), enquanto o Bloco Mambembe, com Mulher Barbada e Deydianne Piaf, se apresenta na quinta (25). Má Dame e vários artistas locais da cena hip-hop tomam o palco na sexta (26) e, encerrando a programação musical, o recifense Johnny Hooker no sábado (27) traz sucessos como “Amor Marginal” e “Flutua”. Quem assistir aos desfiles ou participar do Summit tem entrada liberada, mas para quem for apenas para o show, será solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível.

Confira a programação completa:

24 de julho — Dia 1 (quarta-feira)
17h: Concurso dos Novos
18h: 100%CE
19h: Almir França
20h: Almerinda Maria
21h: Marina Bitu
Show: Silvero Pereira

25 de julho — Dia 2 (quinta-feira)
17h: Concurso dos Novos
18h: Vitor Cunha
19h: Fruto do Conde
20h: Lindebergue
21h: David Lee

Show: Bloco Mambembe (Mulher Barbada e Deydianne Piaf)

26 de julho — Dia 3 (sexta-feira)
17h: Concurso dos Novos
18h: Bruno Olly
10h: Melk ZDA
20h: Baba
21h: Catarina Mina
Shows: DJ Xarada, Baile Marrom com Emiciomar, Wavzin e Má Dame

27 de julho — Dia 4 (sábado)
18h: Concurso dos Novos (resultado)
20h: Lino Villaventura

Show: Johnny Hooker

Serviço

DFB Festival XXV
De 24 a 27 de julho (quarta a sábado)
Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz
Mais informações no Instagram @dfbfestival

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES