Série com características de novela brasileira, Pedaço de Mim chega esta semana à Netflix, protagonizada por Juliana Paes e Vladimir Brichta. Saiba o que vem por aí na história!
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
A atriz Juliana Paes interpreta Liana, uma mãe grávida de gêmeos, mas de pais diferentes. À primeira vista, a inusitada premissa pode caber facilmente na próxima novela das 21h da TV Globo. Porém, trata-se da mais nova aposta da Netflix para abocanhar um público maior no Brasil. Intitulada Pedaço de Mim, a produção é descrita como série de melodrama, nome escolhido para não taxar propriamente de novela, embora seja sabido que este é um dos principais elementos das famosas telenovelas brasileiras. Outra diferença está também na duração. Enquanto uma novela tradicional pode passar dos 200 capítulos, a trama da Netflix se desenrolará apenas em 17 episódios, com estreia prevista para esta sexta-feira (5).
De 3% à Cidade Invisível, já foram várias as produções da plataforma voltadas especificamente ao mercado brasileiro. Entretanto, faltava abraçar o vasto e rendoso mercado dos folhetins tão característicos do País, muito embora a gigante do streaming esteja atrasada nesta largada, haja visto que serviços como o Globoplay, por exemplo, já se encaminha para a terceira novela feita originalmente para as plataformas digitais, contando com Guerreiros do Sol, prevista para estrear em 2025.
Valendo-se da máxima “antes tarde do que nunca”, a Netflix convocou um time que entende bem do assunto, a começar pelo roteiro, feito por Ângela Chaves, responsável pela exitosa superssérie global Os Dias Eram Assim (2017). A direção ficou a cargo de Maurício Farias, que dirigiu títulos como Hebe – A Estrela do Brasil (2019).
Enredo
A história começa com o caso raríssimo de superfecundação heteroparental da protagonista Liana, personagem de Juliana Paes, na qual ela fica grávida de gêmeos, embora de dois pais diferentes. Apesar de parecer pouco verossímil, há cerca de 20 casos reais deste fenômeno em todo o mundo.

Um dos filhos é do marido, Tomás, interpretado pelo ator Vladimir Brichta. O outro é fruto de uma relação não-consensual de Liana com Oscar (Felipe Abib). A partir da descoberta, a futura mãe tenta lutar para manter a situação em segredo, enquanto se vê imersa em uma confusão de sentimentos, sem saber se será capaz de amar igualmente as duas crianças e se manterá as relações familiares como antes.
Para ajudar a contar essa história, no mínimo, intrigante, a Netflix recorreu a vários rostos conhecidos de quem acompanha as novelas tradicionais, escalando um elenco que traz Paloma Duarte, João Vitti, Jussara Freire, Martha Nowill e Antonio Grassi.
Feitas as devidas apresentações, Pedaço de Mim desperta curiosidade desde as prévias divulgadas até o momento e tem tudo, inclusive um elenco bastante capaz, de fisgar o público das séries e também das novelas, que ora convergem e em outros momentos se distanciam. Com uma audiência já bastante familiarizada com os streamings, não será de se estranhar que a nova cartada da Netflix fique por algumas semanas entre as mais vistas da plataforma.
Mais
Outras apostas
Quem também trabalha a todo vapor para colocar novelas na praça é o streaming Max (antigo HBO), que anunciou para 2025 a novela Beleza Fatal, trama protagonizada por Camila Queiroz, Giovanna Antonelli e Camila Pitanga. Em paralelo, o streaming também trabalha em um remake de Dona Beja, exibida na extinta TV Manchete, protagonizado agora por Grazi Massafera. A produção deve estrear também no próximo ano. Buscando colocar mais brasilidade no catálogo, o Disney+ também prepara uma série especial. Após colocar Xuxa na série Tarã, o streaming convocou Isis Valverde para viver Maria Bonita, a rainha do cangaço, na produção Maria e o Cangaço, que ainda não tem data de estreia.
Assista ao trailer:
Serviço
Pedaço de Mim
Produção original Netflix estreia sexta-feira (5)
Em 17 episódios