Nos fazendo olhar de dentro para fora, a sequência “Divertidamente 2’ chega às telonas esta semana no Brasil. O sucesso da Pixar incrementa ainda mais a sua narrativa com novos personagens, novas emoções e novas aventuras da vida
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
Prepare-se para uma nova divertida viagem ao interior da “mente humana”. Chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20) “Divertidamente 2”, sequência da animação de sucesso da Pixar. Com classificação livre, o longa-metragem promete levar novamente públicos de todas as idades ao mundo das emoções da jovem Riley, agora vivendo a fase da adolescência e buscando seu lugar no mundo.
Dirigido por Kelsey Mann (O Bom Dinossauro) e produzido por Mark Nielsen (Toy Story 4), o longa-metragem tem roteiro de Meg LeFauve (Capitã Marvel) e Dave Holstein (Kidding), com a colaboração da história original de Pete Docter e Ronnie Del Carmen. A equipe criativa original do primeiro filme também retorna para dar vida a essa nova aventura, incluindo o compositor Michael Giacchino (Up: altas aventuras), responsável pela trilha sonora marcante da animação.
Transformação
Na trama, Riley está passando por todas as mudanças e desafios do período da adolescência, o que significa que suas emoções também estão em ebulição. Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojo, sentimentos apresentados no primeiro longa enquanto a personagem era criança, precisam se adaptar a essa nova fase da vida de Riley. Enquanto isso, novas emoções como Ansiedade, Inveja e Tédio, entram em cena, tentando tomar “o controle” da personagem.
Assim como a Alegria no primeiro filme, Ansiedade (um dos personagens mais divulgados pela Disney) acredita ser a líder da nova turma de sentimentos e acha que deve ficar responsável pela sala de controle, tornando assim a vida de Riley muito complicada. O sentimento será muito explorado para abordar temas como ansiedade social, comum na fase da adolescência, quando surge a necessidade de querer se encaixar em um grupo, de acordo com o diretor da animação, em entrevista à imprensa.
As vozes dos sentimentos
No elenco de dubladores originais, Amy Poehler retorna como a voz da Alegria, Phyllis Smith como Tristeza, Lewis Black como Raiva. Se juntam ao grupo Tony Hale (A Misteriosa Sociedade Benedict) e Liza Lapira (Velozes & Furiosos 4), substituindo Bill Hader (Barry) e Mindy Kaling (The Mindy Project), como Medo e Nojinho na sequência. A Ansiedade será dublada pela atriz Maya Hawke, Inveja por Ayo Edebiri e Tédio por Adèle Exarchopoulos (Azul é a Cor Mais Quente).
Entre os dubladores brasileiros, a dublagem da ansiedade será feita por Tatá Werneck; Eli Ferreira será o Tédio, Gaby Milani a Inveja; Miá Mello a Alegria; Otaviano Costa o Medo; Dani Calabresa será a Nojinho; Leo Jaime a Raiva; e Katiuscia Canoro como a Tristeza.
Emoções descartadas
Com a confirmação do segundo filme de Divertidamente, já era esperado que novos personagens surgissem, não só na vida de Riley, como em sua cabeça também. Acompanhando cronologicamente a vida da personagem, o roteiro da animação usou como ponto de virada a celebração do aniversário de 13 anos e a chegada de Riley à puberdade, para a introdução de três novas emoções, coerentes para o período.
No entanto, o número de novos componentes na cabeça de Riley deveria ser maior, mas uma nova emoção pensada para integrar o enredo foi descartada pelos roteiristas por a considerarem “Não divertida de assistir”. Essa emoção representaria a “Vergonha”, revelou o diretor Kelsey Mann para um portal de notícias. Segundo Mannem, a exclusão do personagem foi tomada para que o enredo não ficasse muito pesado. Outro motivo da retirada do personagem foi o desejo do diretor de fazer com que a continuação do filme causasse o mesmo sentimento que a narrativa original.
Além da Vergonha, Culpa, Ciúme, Pavor, Nostalgia e “Schadenfreude” (algo como alegria maligna ao ver outra pessoa se dando mal) também não passaram para o corte final do longa. Segundo o idealizador de Divertidamente 2, os personagens não permaneceram para simplificar e editar a narrativa. Apesar da eliminação, boa parte das características das emoções foram aproveitadas na Ansiedade.
Sentimentos raros
Adam Sandler e seu filme de suspense “Jóias Brutas” contribuíram para a realização da sequência de Divertidamente. Apesar de inusitada, a informação foi confirmada por Adam Habib, diretor de fotografia da sequência. Segundo o profissional, a criação das cenas com a nova personagem do filme de animação, a ansiedade, foram influenciadas pela linguagem visual do longa de Sandler.
Ainda conforme Habib, os animadores da Pixar estudaram minuciosamente a fotografia e a linguagem imagética do filme dirigido pelos irmãos Safdie, focando especialmente na técnica de câmera tremida que caracteriza a narrativa intensa do longa. Para recriar esse efeito, a produção de “Divertida Mente 2” elaborou sets animados estáticos com os personagens, adicionando depois a câmera virtual nos cenários. Eles a manusearam como se fosse uma câmera real em um ambiente digital, permitindo aos animadores testar inusitados ângulos e encenações para as cenas.
Sucesso de bilheteria
O primeiro longa “Divertidamente”, lançado em 2015, foi um grande sucesso de crítica e público, arrecadando mais de US$ 850 milhões em bilheteria mundial e conquistando diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme de Animação. O filme foi elogiado por sua história original, personagens cativantes e abordagem divertida e emocionante de temas como emoções humanas e desenvolvimento pessoal.
Mais
O primeiro filme, “Divertidamente”, está disponível no catálogo do Disney+.
Serviço
Divertidamente 2
Estreia: quinta-feira, 20 de junho
Classificação Livre