Produtor de ‘Os Simpsons’ explica o que a série faz para ‘prever o futuro’

Matt Selman, produtor da série animada “Os Simpsons”, discutiu a fama da série de prever o futuro em uma entrevista ao perfil Cartoon Base, no X (antigo Twitter). Ao longo de mais de 20 anos de exibição, a série frequentemente é lembrada quando eventos mostrados nos episódios se tornam realidade.

Selman explicou que as previsões de “Os Simpsons” são, na verdade, resultado de uma compreensão profunda de história e matemática. “Se você estuda história, será capaz de ‘prever’ o futuro por causa da estupidez que a humanidade repete”, afirmou. “Se você estuda matemática, saberá que, se o programa faz literalmente milhares de piadas em mais de 800 episódios, seria, estatisticamente, impossível não criar material que coincida com a vida real posteriormente”.

O produtor também refletiu sobre a reação do público às supostas previsões da série. Ele acredita que o fascínio pelas “previsões” está ligado à nossa susceptibilidade a acreditar em falsidades. “Na era da desinformação digital, as coincidências de ‘Os Simpsons’ se tornaram inúteis”, comentou Selman. “Qualquer pessoa pode criar uma imagem com inteligência artificial baseada em eventos atuais e alegar que ‘Os Simpsons previram’, e as pessoas acreditam porque querem que seja verdade”.

Algumas previsões famosas de ‘Os Simpsons’

Guerra na Ucrânia: Em um episódio de 1998, Homer causa um incidente internacional ao ejetar o capitão de um submarino em águas russas. A série mostra uma reunião da ONU onde o presidente da Rússia declara que a União Soviética não acabou, e que o exército tomou as ruas.

Nota de 200 Reais: Em 2013, durante um episódio da 25ª temporada ambientado no Brasil, Homer é subornado com notas de 200 reais enquanto trabalha como árbitro de futebol na Copa do Mundo. Seis anos depois, a cédula foi lançada no Brasil.

Presidência de Trump: Um dos casos mais famosos é a previsão da presidência de Donald Trump. Em um episódio da 11ª temporada, Lisa Simpson é eleita presidente e comenta sobre a difícil situação financeira deixada pela gestão anterior, a de Trump.

Disney Comprando a Fox: Em 1998, um episódio mostrou um estúdio da 20th Century Fox como uma divisão da Disney. Em 2019, essa previsão se concretizou quando a Disney adquiriu a Fox por aproximadamente US$ 71 bilhões.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES